ADRIMAG

Temos 32 visitantes em linha
Entrada Todas as Notícias Centro Novas Oportunidades III Encontro Nacional de CNO's
III Encontro Nacional de CNO's PDF Enviar por E-mail
Notícias - Centro Novas Oportunidades
Sexta, 04 Novembro 2011 11:36

O Centro Novas Oportunidades da ADRIMAG promoveu no dia 21 de Outubro, o 3º Encontro de Centros Novas Oportunidades subordinado ao tema “Novas Oportunidades: Mais Futuro, Melhores Profissionais”, que teve lugar no Auditório do Centro de Informação Turística (Antigas Instalações do Cinema Globo D’Ouro), na Alameda D. Domingos Pinho Brandão, em Arouca.

Este encontro teve como objectivo avaliar o impacto dos Centros Novas Oportunidades na sociedade, nomeadamente na promoção de igualdade de género e na qualificação de profissionais, assim como assumir-se como um espaço de reflexão e discussão do papel do candidato enquanto cidadão e promotor da sua formação ao longo da vida, com vista à elevação do seu nível de qualificação.

Ao longo do dia decorreram diversos painéis de debate que se constituíram verdadeiros momentos de profícua reflexão, centrando-se em assuntos emergentes da actualidade no panorama da educação e formação de adultos, e o testemunho de um adulto que se encontra a desenvolver processo RVCC nível secundário, o qual apresentou a sua visão do processo enquanto candidato e enquanto cidadão/empresário.

Coube ao Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Arouca e Presidente da Direcção da ADRIMAG, Eng.º Artur Neves e o Coordenador do Centro Novas Oportunidades da ADRIMAG, Dr. João Carlos Pinho a abertura da sessão, os quais deram ênfase ao papel da Iniciativa Novas Oportunidades como promotora de desenvolvimento local, regional, bem como nacional atendendo à adesão de CNO´s de todo o país que se inscreveram neste encontro.

No primeiro painel a Dr.ª Margarida Belém, Vereadora dos pelouros da Educação e Acção Social e Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal de Arouca e o Prof. Zeferino Brandão, Conselheiro em Arouca para a Igualdade debruçaram-se sobre a igualdade de género e o papel dos Centros Novas Oportunidades na sua promoção.
No segundo painel moderado pelo Dr. João Carlos Pinho os intervenientes Dr.ª Margarida Pereira, Técnica do IEFP, Dr. Nuno Ricardo, Coordenador da área de formação do CNO da ANJE e pela Dr.ª Vanda Fonseca, Coordenadora do CNO da AIDA, subordinado ao tema “Novas Oportunidades: Melhores Profissionais?”. Foi abordada a passagem pela Iniciativa Novas Oportunidades como promotora nas pessoas a valorização pessoal, o desenvolvimento de competências de literacia, o reconhecimento das suas competências, com predisposição de continuar a sua aprendizagem e participar em projectos de qualificação, tornando-se colaboradores motivados, qualificados, empreendedores, em suma melhores profissionais.

No terceiro e último painel debateu-se sobre os “Centros de Aprendizagem ao Longo da Vida – Mais Futuro?”, moderado pelo Dr. Rui César Castro Avaliador Externo os intervenientes Dr.ª Cristina Milagre, Coordenadora do Departamento de Coordenação e Gestão da Rede de Centros Novas Oportunidades da Agência Nacional para a Qualificação, Eng.º Francisco Jacinto, Representante da Equipa de Estudo da Universidade Católica Portuguesa, Dr. Nuno Ricardo e Dr.ª Vanda Fonseca.

Foram apontados alguns indícios para o futuro da INO – Iniciativa Novas Oportunidades, nomeadamente: traduzir o RVCC como uma medida de educação de adultos e, neste sentido, fazer um trabalho ainda melhor em cada fase deste processo, aumentando os níveis de rigor e credibilidade, mantendo os resultados. Deve-se ter abertura e procurar outros públicos, mesmo que seja necessário recorrer a metodologias diferentes como a formação de competências básicas e modalidades de formação não formais, como por exemplo o Plano Nacional de Leitura, o que requer, ainda, uma diversificação do Sistema Nacional de Qualificações.

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.