ADRIMAG

Temos 23 visitantes em linha
Entrada Todas as Notícias
14 municípios reunidos para uma estratégia alimentar comum PDF Enviar por E-mail
Notícias - PNAES - Viseu Dão Lafões
Quinta, 06 Abril 2023 13:20

Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões inicia as suas ações

No passado dia 28 de março de 2023 as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) reuniram todos os 14 Municípios de Viseu Dão Lafões para a apresentação e lançamento operacional do projeto Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões.

ADD, ADICES, ADDLAP e ADRIMAG unem-se, em parceria com a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões (CIM), para envolver toda a comunidade numa estratégia alimentar saudável e sustentável, com identidade territorial.

A primeira fase do projeto, executado pela empresa vencedora do concurso público, Nutrition for Happiness, será dedicada ao levantamento dos elementos alimentares identitários num processo de participação comunitária. Entidades e pessoas individuais ligadas à produção e consumo alimentares, aos saberes e tradições, à cultura e património de todo o sistema alimentar territorial serão envolvidas e capacitadas num trabalho que culimará no lançamento do Manual de Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões.

Na segunda fase, cada Município selecionará uma entidade (escola, IPSS ou o próprio Município) para um programa de mentoria técnica especializada. A melhoria do seu ambiente alimentar institucional para que o mesmo seja, com identidade e para a sua manutenção equilibrada, saudável e sustentável.

O projeto termina no final de 2024 com um seminário de partilha dos materiais, experiências e boas práticas desenvolvidas para lançar as pistas de continuidade futura.

A parceria entre os GAL e a CIM, com a Nutrition for Happiness e os Municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela institui-se com um compromisso de colaboração, participação ativa e crítica, com grande entusiasmo e disponibilidade demonstrados desde o início. Os benefícios estratégicos que se prevêm ao nível do desenvolvimento sustentável local, alicerçado nas potencialidade do sistema alimentar, trará certamente a cada um dos Municípios em particular, e a todo o território, de uma forma integrada, uma nova estratégia assente na produção e no consumo locais inseridos nos princípios da dieta mediterrânica e através da identidade territorial.

Este é um projeto que surge no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) do Ministério da Agricultura, no âmbito da Agenda de Inovação Terra Futura.

 
Reunião do Projeto REBOUND em Portugal - 2 e 3 de Março de 2023 PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Quinta, 09 Março 2023 17:44

Decorreu, nos dias 2 e 3 de março, a reunião da parceria do Projeto REBOUND, no âmbito do programa ERASMUS+, do qual a ADRIMAG faz parte. Este projeto incide sobre a resiliência em comunidades rurais, através da identificação de práticas inovadoras em matéria de resiliência, tendo por base a experiência dos parceiros da Irlanda (TUS - Technological University of the Shannon e O'Keeffe Social Research), Eslovénia (Universidade de Ljubljana e a Agência de Desenvolvimento Kozjansko), Portugal (ADRIMAG) e a nível europeu (LDNET).

A reunião decorreu em Arouca e teve como principal objetivo discutir e concluir os relatórios nacionais e o relatório síntese do Projeto, tendo sido iniciado o trabalho de construção do programa de formação e capacitação dos agentes locais das áreas rurais, que terá início em setembro de 2023.

Na reunião esteve, também, presente o Vereador do Ambiente, Gestão Urbanística, Floresta/Desenvolvimento Rural e Empreendedorismo, António Carlos Duarte, que realçou a importância dos projetos de cooperação para o desenvolvimento do nosso território, como forma de aprendizagem e partilha de boas práticas, dando a conhecer a realidade do Município de Arouca no que diz respeito à promoção da resiliência rural. Como forma de observar na prática alguns destes exemplos no nosso território, os parceiros realizaram uma visita aos Passadiços do Paiva e à Ponte 516 Arouca.

 
Plano de Atividades e Orçamento 2023 PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Quinta, 16 Fevereiro 2023 15:57

Caros associados podem consultar aqui o PLANO DE ATIVIDADES & ORÇAMENTO 2023 da ADRIMAG.

 

Plano de Atividades e Orçamento 2023 - ADRIMAG
 
DLBC - Abertura de Candidaturas - 10.2.1.1 | 10.2.1.2 | 10.2.1.3 | 10.2.1.6 PDF Enviar por E-mail
Notícias - DLBC
Quinta, 22 Dezembro 2022 16:00

Informamos que as candidaturas às medidas 10.2.1.1, 10.2.1.2, 10.2.1.3 e 10.2.1.6 do PDR2020, para o território das Montanhas Mágicas, decorrerão conforme anúncio aqui publicado:

- das 10:00:00 do dia 23 de dezembro de 2022 até às 14:59:59 do dia 24 de janeiro de 2023;

--- Prorrogado até às 14:59:59 do dia 2 de março de 2023;

--- Prorrogado até às 14:59:59 do dia 31 de março de 2023;

--- Prorrogado até às 14:59:59 do dia 16 de março de 2023;

 

- Aceder ao Balcão do Beneficiário - PDR2020

VER ANÚNCIO
 
Espírito de Natal em Almofala PDF Enviar por E-mail
Notícias - Criar Desafiar - CLDS4G
Sexta, 09 Dezembro 2022 17:15

O CLDS 4G Criar Desafiar de Castro Daire, coordenado pela ADRIMAG, em parceria com a Junta de Freguesia de Almofala, com a Associação Cultural de Almofala e o Município de Castro Daire, irá promover um fim de semana alusivo ao Natal.

Com arte de bem receber, nos dias 17 e 18 de dezembro, todos os caminhos vão dar a Almofala, num espaço de magia, cultura e tradição, onde haverá muita diversão e gargalhadas entre gerações!

Será um fim de semana que promete muitas surpresas, com espetáculos, diversões, casas temáticas e animação de rua.

Contamos com a vossa visita!

Cartaz
Programa
 


Pág. 3 de 111

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.