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De acordo com Despacho emitido pelo Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, Dr. Gonçalo Xufre, datado de 8 de fevereiro de 2017, foi autorizado o funcionamento do Centro Qualifica (CQ) promovido pela ADRIMAG, na NUT III de Entre Douro e Vouga.

O QUE SÃO OS CENTRO QUALIFICA?

Os Centros Qualifica são centros especializados em qualificação de adultos, vocacionados para a informação, o aconselhamento e o encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procuram uma qualificação.

A QUEM SE DESTINAM?

A atividade dos Centros Qualifica destina-se a:

-  adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem uma qualificação e
- jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho (Jovens NEET).

SÃO ATRIBUIÇÕES DOS CENTROS QUALIFICA:

a) A informação, a orientação e o encaminhamento de jovens e adultos, para ofertas de ensino e formação profissionais, tendo por base as diferentes modalidades de qualificação e procurando adequar as ofertas existentes aos perfis, necessidades, motivações e expectativas dos candidatos e às dinâmicas do mercado de trabalho;

b) Processos RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências  Escolares, Profissionais ou de Dupla Certificação nas seguintes áreas de educação e formação:

345-Gestão e administração
346-Secretariado e trabalho administrativo
521-Metalurgia e metalomecânica
621-Produção agrícola e animal
761-Serviços de apoio a crianças e jovens
762-Trabalho social e orientação
811-Hotelaria e restauração

c) O desenvolvimento de ações de informação e de divulgação dirigidas a jovens e adultos, a empresas e outros empregadores, sobre as ofertas de educação e formação profissional disponíveis e sobre a relevância da aprendizagem ao longo da vida;

d) A dinamização e participação em redes de parceria de base territorial que contribuam, no âmbito da educação e formação profissional, para uma intervenção mais integrada e consistente, na identificação de necessidades concretas de qualificação e na organização de respostas úteis para as populações, designadamente que facilitem a sinalização e identificação dos jovens que estão fora do sistema de educação e formação e promovam o seu encaminhamento para respostas de qualificação adequadas;

OS CQ ASSEGURAM AS SEGUINTES ETAPAS DE INTERVENÇÃO:

Acolhimento – consiste no atendimento, na inscrição e no esclarecimento dos candidatos sobre a missão e o âmbito de intervenção do Centro Qualifica.

Diagnóstico – consiste na análise do perfil do candidato com o objetivo de identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações, necessidades e expetativas);

Informação e Orientação – visa proporcionar ao candidato apoio na identificação de projetos individuais de educação e de formação profissional, tendo presente opções realistas com vista ao prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho.

Encaminhamento – O encaminhamento para uma oferta de educação, de formação profissional ou de dupla certificação decorre de um acordo entre a equipa do Centro Qualifica e o candidato, com base no processo prévio de diagnóstico e ou orientação.

Formação – os candidatos devem frequentar formação complementar (mínimo de 50h), no desenvolvimento do processo RVCC.

Reconhecimento e Validação de Competências – identificação das competências desenvolvidas ao longo da vida, em contextos formais, não formais e informais, através da construção de um portefólio de caráter reflexivo e documental.

Certificação de Competências – apresentação do candidato perante um júri de certificação. No caso da certificação de competências escolares, a prova de certificação consiste na apresentação, perante o júri, de uma exposição e reflexão subordinada a uma temática integradora trabalhada no âmbito do portefólio. Na certificação de competências profissionais, a prova de certificação consiste numa demonstração eminentemente prática, perante o júri, das competências detidas no âmbito do referencial de competências profissionais.

Monitorização – monitorização do percurso dos jovens e adultos encaminhados para as diferentes ofertas qualificantes, com o objetivo de verificar o cumprimento ou o desvio das trajetórias definidas, bem como conhecer os resultados das aprendizagens ao nível do sucesso e da interação com o mercado de trabalho.

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