ADRIMAG

Temos 48 visitantes em linha
Entrada CRER ADRIMAG ministra formação sobre a Metodologia CRER em Cabo Verde
ADRIMAG ministra formação sobre a Metodologia CRER em Cabo Verde PDF Enviar por E-mail
Notícias - CRER
Quinta, 04 Abril 2013 16:10

Nos dias 11 a 15 de março, a ADRIMAG deslocou-se a Cabo Verde para disseminar, pela segunda vez neste país, a metodologia CRER.

Os técnicos do projeto CRER Cláudia Silva e Jorge Ferreira organizaram uma ação de formação sobre a metodologia, de 40 horas, para um grupo de 17 técnicos de emprego e empreendedorismo, parceiros ou técnicos da entidade facilitadora desta formação – a ADEI – Agência para o Desenvolvimento Empresarial e a Inovação.

Esta formação CRER FACE, que decorreu na cidade da Praia, permitiu que os formandos obtivessem conhecimentos sobre a Metodologia CRER e descobrissem, de forma prática, os seus instrumentos e as técnicas de apoio ao empreendedorismo. A formação permitirá que estes técnicos desenvolvam novas ações de promoção do empreendedorismo e da criação de empresas e utilizem uma estrutura comum de acompanhamento de empreendedores na elaboração de Planos de Negócios.

A metodologia CRER, baseada na metodologia Francesa das Couveuses, é uma metodologia integrada de apoio ao empreendedor que a ADRIMAG leva a cabo desde 2006, com três vertentes distintas:

1ª - Informação e Sensibilização para o Empreendedorismo e para a Criação de Empresas;
2ª - Maturação e Finalização de Projetos de Criação de Empresas (apoio à preparação e elaboração de planos de negócios);
3ª - Teste e Experimentação de Ideias de Negócio (apoio ao teste de uma ideia de negócio, sem que o empreendedor tenha necessidade de constituir uma empresa).

 

As atividades de disseminação desta metodologia têm por base um Guia metodológico para a apropriação do CRER, que contém todos os instrumentos necessários para a replicação, adaptação e incorporação de um Centro de Recursos e Experimentação, proporcionando a transmissibilidade das competências mobilizadas para o apoio aos empreendedores nas três vertentes supra citadas, tendo uma componente teórica, e outra prática de contacto direto com os processos de formação personalizada e individualizada.

A Rede de cooperação CRER facilita a troca de conhecimentos, informações e competências entre os diversos membros, numa perspetiva de melhoria e aprendizagem contínua, sendo semelhante a forma de acompanhamento dos empreendedores pelas organizações pertencentes à Rede.

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.