ADRIMAG

Temos 127 visitantes em linha
Entrada PROVERE
PROVERE Versão para impressão Enviar por E-mail

 

RIO PAIVA E RIO VOUGA – Uma Estratégia para a sua Valorização Económica

O PROVERE é um Programa, criado no âmbito do QREN, destinado a estimular projectos, assentes numa Estratégia de Eficiência Colectiva e Plano de Acção (EECPA), concebida por um consórcio formado por entidades públicas e privadas, representativas de uma região, e que se destina à Valorização Económica de Recursos Endógenos.

 

CANDIDATURA DA ADRIMAG
A ADRIMAG viu aprovada a sua candidatura, às “Acções Preparatórias” do PROVERE, com vista à elaboração de uma EECPA, para as Serras de Montemuro, Arada e Gralheira. A referida EECPA tem por base a valorização económica dos recursos endógenos, associados aos Rios Paiva e Vouga, através da actividade turística. Complementarmente, e tendo em conta o enquadramento ambiental do território, poderão ser encontradas outras oportunidades de negócio, nas áreas da ecologia, ciência e tecnologia, como é o caso das energias renováveis/ alternativas.

A EECPA
A Estratégia de Eficiência Colectiva e Plano de Acção, que nos encontramos a preparar, será sustentada por um conjunto de projectos de investimento, público e privado, apresentados na fase das “Acções Preparatórias” pelo consórcio então constituído, o qual poderá agora ser alargado a outras entidades públicas e privadas, preferencialmente empresas, que apresentem os seus projectos, na ADRIMAG, até ao dia 5 de Dezembro de 2008.

OS PROJECTOS DE INVESTIMENTO
Serão potencialmente contemplados, nesta candidatura, projectos ligados à actividade turística, nomeadamente ao Turismo de Natureza e Cultural, e a outras áreas (ecológica, científica e tecnológica), despoletados pelo aproveitamento e valorização dos Rios Paiva e Vouga, que contribuam decisivamente para o desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira . O alargamento e melhoria da oferta de alojamento, a restauração, os transportes, a animação turística, a criação e melhoria de estruturas e infraestruturas públicas de apoio à realização de eventos, actividades de lazer e desportos radicais, são alguns exemplos de iniciativas que poderão ser contempladas.

ÁREA ABRANGIDA
O Território-alvo, desta EECPA, abrange os concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

 

Ver apresentação em pdf

 

Promovido por:                     Co-financiado por:

                            


 

 

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.