RVCC Escolar Versão para impressão

 

Processo RVCC Escolar

 

O processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) tem como finalidade conferir uma CERTIFICAÇÃO ESCOLAR através da valorização das competências adquiridas ao longo da sua vida em diversificados contextos.

 

 

 

 

Destinatários
Pode frequentar o processo de RVCC de nível básico (4º, 6º ou 9º ano de escolaridade) se tiver 18 ou mais anos de idade e não concluiu o 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade.
Pode frequentar o processo de RVCC de nível secundário (12º ano de escolaridade) se tiver 23 ou mais anos de idade e não concluiu o 12º ano de escolaridade, ou, se tiver entre os 18 e os 23 anos de idade e tenha pelo menos 3 anos de experiência profissional comprovada.


Vantagens
• Valorizar os conhecimentos adquiridos pelo adulto ao longo da sua vida
• Aumentar a sua qualificação escolar
• Concorrer a empregos que exigem níveis de escolaridade superior
• Obter uma formação complementar
• Promover o reconhecimento social e a valorização pessoal
• Facilitar a inserção no mercado de trabalho
• Facilitar a progressão na carreira
• Possibilitar o ingresso no Ensino Superior

Vantagens para Empresas/Entidades
• Aumentar a qualificação dos quadros
• Melhorar o currículo da organização
• Valorizar os processos de certificação da qualidade

Documentação necessária
• Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
• Certificado de Habilitações

No caso de um cidadão estrangeiro, o acesso a um Centro Novas Oportunidades faz-se de acordo com o Decreto-Lei n.º 60/93, de 3 de Março, Decreto-Lei n.º 34/2003, de 25 de Fevereiro e o Decreto Regulamentar n.º 6/2004, de 26 de Abril, através da apresentação de um dos seguintes documentos: título de residência; autorização de residência; passaporte (com visto para permanência, estudo, trabalho ou estada temporária).

Fases do Processo
O Centro Novas Oportunidades é um meio privilegiado para dar resposta às necessidades de qualificação da população adulta, dispondo para isso de equipas qualificadas e especializadas no trabalho a desenvolver nas seguintes etapas de intervenção:

Acolhimento: Atendimento e inscrição dos adultos, esclarecimento sobre a missão dos CNO, as diferentes fases do processo do trabalho a realizar, a possibilidade de encaminhamento para ofertas educativas e formativas ou de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

Diagnóstico: Análise do perfil do adulto, recorrendo designadamente a sessões de esclarecimento, análise curricular, entrevistas individuais e colectivas ou estratégias adequadas; identificação das melhores respostas disponíveis face à análise efectuada.

Encaminhamento: Proporcionar ao adulto informação que permita direccioná-lo para a resposta de qualificação que lhe seja mais adequada, podendo compreender o encaminhamento para o desenvolvimento de percursos de Educação e Formação exteriores ao CNO, ou para um Processo de RVCC.

Reconhecimento de Competências: Identificação pelo adulto dos saberes e competências adquirido ao longo da vida, através de um conjunto de actividades, assente na metodologia do Balanço de Competências.

Validação de Competências: Avaliação das competências adquiridas ao longo  da vida, por confronto com os Referenciais de Competências-Chave.

Certificação de Competências: Apresentação do Adulto perante um júri de certificação com vista à conclusão do Processo de RVCC.

Formação Complementar: Se, após a conclusão do eixo do balanço de competências, um candidato não evidenciar todas as competências necessárias à certificação, de acordo com o Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos, relativo ao nível de qualificação que pretende obter, serão desenvolvidas sessões de formação complementar, de carácter residual.

Áreas de Competência Chave
RVC de Nível Básico
• Linguagem e Comunicação - LC
• Cidadania e Empregabilidade - CE
• Matemática para a Vida - MV
• Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC

RVC de Nível Secundário
• Cidadania e Profissionalidade - CP
• Cultura, Língua e Comunicação - CLC
• Sociedade, Tecnologia e Ciência - STC