Qualificação e Dinamização da Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas Versão para impressão

PROGRAMA VALORIZAR
Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior

 

 

Foi aprovada pelo Turismo de Portugal, IP, uma candidatura apresentada pela ADRIMAG ao Programa VALORIZAR – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, com o objetivo de qualificar a Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas, dotando-a dos equipamentos, serviços e suportes de informação, comunicação e interpretação indispensáveis ao seu bom funcionamento e à melhoria da sua atratividade, facilitando e enriquecendo a experiência dos visitantes. Para que a RAP se torne um produto turístico, comercializável, contribuindo para a coesão económica e social do território, há ainda necessidade de a promover e divulgar a nível local, nacional e internacional, através da realização de um conjunto de ações de promoção, marketing digital e publicidade, fazendo uso das novas tecnologias de comunicação e informação. Os objetivos e as ações do projeto visam, essencialmente, potenciar os investimentos já realizados no âmbito da RAP e dinamizar as atividades económicas ligadas ao setor turístico, em torno da mesma.

Este projeto, que conta com o envolvimento de parceiros locais e regionais, nomeadamente as 7 Câmaras Municipais do território, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, visa tornar as Montanhas Mágicas® um destino de excelência para a prática de atividades de turismo de natureza, promovendo a fruição sustentável do património, de forma ambientalmente responsável e economicamente viável.

O projeto contempla o desenvolvimento de ações como:

  1. Caracterização e sinalização de novos pontos de interesse;
  2. Conceção, execução e instalação de sinalética de direção em toda a Rota;
  3. Conceção de roteiros para as 9 linhas da Rota e respetivos suportes informativos (mapas);
  4. Desenvolvimento de APP com funcionalidades de interação e monitorização;
  5. Desenvolvimento de mapas interativos no website, para os 9 roteiros a criar;
  6. Conceção e instalação de sistema de iBeacons em toda a Rota.
  7. Implementação de uma Rede de Geocaching;
  8. Ações de marketing digital nas redes socais;
  9. Conceção de filme promocional da RAP;
  10. Conceção de Imagem Institucional e promocional Montanhas Mágicas/Rota da Água e da Pedra.