ADRIMAG

Temos 55 visitantes em linha
Entrada Coop. Transnacional
Cooperação Transnacional
EEC Versão para impressão Enviar por E-mail

equal | eec

eec | european entrepreneurship cooperation

Esta parceria desenvolvida no âmbito do Projecto JEMA, financiado pelo PIC EQUAL visa contribuir para a troca de experiências no âmbito da criação de empresas e do artesanato.

Esta parceria desenvolveu um observatório, disponível em www.eec-observatory.org, com informações sobre as actividades do projecto, bem com informações sobre a criação de empresas nos países que compõem a parceria: Portugal, Itália, França e Inglaterra. No âmbito desta parceria foram ainda elaborados os seguintes estudos:

 
ENTRE Versão para impressão Enviar por E-mail

ENTRE | transitioon towards entrepreneurship

http://www.equal-entre.org

O ENTRE foi a componente transnacional do projecto CRER. Sendo o EQUAL uma Iniciativa Comunitária, a cooperação transnacional deve estar presente na execução do projecto. A parceria transnacional do CRER contou com entidades da Bélgica, França e República Checa, tendo a componente transnacional do projecto o nome de ENTRE – Transitions towards Entrepreneurship.

A cooperação transnacional foi preponderante para o desenvolvimento das actividades nacionais, uma vez que se pretendeu, transferir, incorporar e adaptar metodologias desenvolvidas noutros países, nomeadamente na França e na Bélgica, à realidade regional/nacional.

Foram criados grupos de trabalho transnacionais relacionados com as actividades que se pretendem desenvolver ao nível nacional, pelo que os contributos, trocas de experiências, visitas de estudo e troca de agentes de desenvolvimento vão assumir uma importância crucial no progresso e inovação das actividades definidas.

O projecto ENTRE teve os seguintes resultados:

  • CD sobre e-learning - CEPAC
 
PAACE Versão para impressão Enviar por E-mail

LEONARDO DA VINCI – Parcerias de Aprendizagem

Foi aprovado em Setembro de 2008, o projecto transnacional PAACE - Profissionalizar os Agentes de Apoio à Criação de Empresas, candidatado ao programa LEONARDO DA VINCI – Parcerias de Aprendizagem, apresentado pela ADRIMAG em parceria com a Union de Couveuses de Paris e Couveuse Interface em Marselha e SACE em Gilly (Bélgica). O projecto de cooperação teve a duração de dois anos e os objectivos foram:

  • Criar uma rede de cooperação e troca de técnicos entre os técnicos de acompanhamento à criação de empresas
  • Dar aos parceiros a oportunidade de confrontar práticas na área do acompanhamento a empreendedores
  • Elaborar e experimentar um perfil pedagógico comum, visando a profissionalização dos técnicos de acompanhamento

 

Resultados do projecto:

 

 
Create in Europe Versão para impressão Enviar por E-mail

GRUNDTVIG – Parcerias de Aprendizagem

O projecto transnacional Create in Europe foi aprovado em 2007 e teve os seguintes objectivos:

  • Colocar em rede estruturas europeias especializadas no acompanhamento e formação de pessoas que tenham um projecto de criação de empresas
  • Trocar metodologias e práticas de acompanhamento à criação de empresas
  • Identificar boas práticas dos parceiros através da realização de visitas de estudo
  • Experimentar e mobilizar novas práticas que permitam um melhor acompanhamento dos empreendedores em contexto de formação

O projecto foi desenvolvido em parceria com a Réseaux de Boutiques de Gestion (Paris, França), TECFOR (Turim, Itália) e Ayuntamiento de Daimiel (Daimiel, Espanha).

Pode obter mais informações sobre o projecto consultando o sítio http://create-in-europe.ning.com

 

 
Mirtilos/Blueberries Versão para impressão Enviar por E-mail

O projecto Benchmarking de iniciativas Inovadoras para produção, comercialização e promoção do mirtilo é um projecto transnacional promovido pela ADRIMAG em parceria com a AGIM – Associação para a Gestão, Inovação e Modernização (Sever do Vouga), a Mirtilusa – Sociedade de produtores Hortofrutícolas, a Arandano Argentino da Argentina, a The Greenery da Holanda,  a Uruberry do Uruguai e o Agricultural Institute da Eslovénia.

O objectivo principal do projecto está relacionado com a identificação de boas práticas para a produção, comercialização e transformação do Mirtilo e foi co-financiado pela Iniciativa Comunitária LEADER+.

Iniciou em Setembro de 2007 e apesar de ter final previsto para Agosto de 2008, os objectivos do projecto têm continuidade através da assinatura de um protocolo de âmbito transnacional, assinado durante a I Feira Internacional do Mirtilo, realizada em Junho de 2008, que estabelece a criação de uma plataforma interencional para dar continuidade ao trabalho de cooperação que tem vindo a ser desenvolvido, fortalecer as relações comerciais entre os quatro países, desenvolver parcerias entre entidades do sistema científico e tecnológico para a área da I&DT, transferir conhecimento e inovação entre os quatro países, para a produção, transformação e comercialização do Mirtilo.

Vídeo promocional sobre os mirtilos

  

Para mais informações, poderá consultar a plataforma criada para as trocas de informação entre interessados pelo mirtilo em http://mirtilos.ning.com

O projecto teve como resultado um Manual – Mirtilos – guia de boas práticas para produção, promoção e comercialização

 

(Clique na capa para ver o manual completo)

 


Pág. 1 de 2

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.