ADRIMAG

Temos 91 visitantes em linha
Entrada Notícias
ADRIMAG apresenta os resultados do projeto “Partnership for Geoeducation” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Quinta, 01 Setembro 2016 16:30

No dia 17 de julho de 2016, realizou-se a apresentação do projeto de cooperação Partnership for Goeeducation (Parceria para a Geoeducação), integrada no 8º Fórum Permanente de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas®.

Este projeto de cooperação resultou de uma parceria constituída por Grupos de Ação Local (GAL) de quatro países: Portugal – ADRIMAG; Islândia - Háskólafélag Suðurlands; Croácia - Barun Trenk; e Polónia - Stowarzyszenie Kaczawskie. Este projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma metodologia em geoeducação, apresentada neste fórum, tendo em consideração os diferentes contextos geográficos e culturais dos países envolvidos; a sensibilização para a preservação e valorização do património geológico e natural e o desenvolvimento de atividades geoeducacionais de caráter não-formal. José Manuel Carvalho, Vereador da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Tesoureiro da Direção da ADRIMAG, partilhou com os presentes as mais-valias da sua participação nesta ação de cooperação internacional.

Neste fórum estiveram representados os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, tendo marcado presença neste encontro um número significativo de agentes no setor turístico e da educação, bem como representante da CCDR-C, representantes dos municípios, de associações de defesa do ambiente, de associações culturais e recreativas, da comunicação social, entre outros.

Este projeto desenvolveu-se no âmbito do Programa ERASMUS+ e teve o seu término a 31 de agosto de 2016.

O produto final do projeto, Geo-Education Methodology, pode ser consultado/impresso aqui:

[EN] English: Web | Printable

[PT] Português: Web | Impressão

 

Ver FOTOS
 
ADRIMAG promove atividades de Férias para Crianças e Jovens PDF Enviar por E-mail
Notícias - AroucaInclui - CLDS3G
Terça, 02 Agosto 2016 14:31

A ADRIMAG, entidade coordenadora do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª Geração (CLDS3G) – Projeto AroucaInclui, iniciou no passado mês de junho, a dinamização de um vasto conjunto de atividades de férias para 41 crianças e jovens do município de Arouca.

Entre os dias 20 e 24 de junho decorreram atividades direcionadas às crianças com necessidades educativas especiais dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz. Ao longo de uma semana, 18 crianças, de diversos pontos do município, tiveram a oportunidade de vivenciar experiências tais como hipoterapia, cinema, praia e diversas atividades outdoor que se revelaram únicas para muitos deles.

No dia 28 de junho iniciou-se um novo ciclo de atividades de ocupação dos tempos livres, desta vez direcionadas a jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos. Durante 1 mês, 23 jovens participaram num diversificado e apelativo programa de férias, que contemplou atividades como ida à piscina, arvorismo, passeio de canoa, caminhada nos Passadiços do Paiva, workshops de fotografia, dança e culinária, entre outras.

Não descurando a vertente lúdica e recreativa que os jovens desejam para as suas férias de verão, o projeto AroucaInclui permitiu a participação em atividades de cariz cultural e educativo, promovendo a aquisição de novos saberes e um maior conhecimento do território, assim como incentivar os jovens a adotarem estilos de vida saudáveis, com base na prática desportiva e numa alimentação mais saudável.

Esta iniciativa revelou-se importante também para os pais e encarregados de educação destas crianças e jovens, que já mostraram interesse na continuidade destas atividades nos próximos anos.

Para o desenvolvimento desta primeira edição de atividades de férias, o AroucaInclui contou com a colaboração de diversos parceiros do município, nomeadamente, Câmara Municipal de Arouca, Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, Associação Geoparque Arouca, Movimento Fotográfico de Arouca, Centro Juvenil e Salesiano de Arouca e CPCJ de Arouca.

Ver no Facebook

 
DLBC - Abertura de Candidaturas PDF Enviar por E-mail
Notícias - DLBC
Sexta, 15 Julho 2016 15:51

Informamos que abrirão as candidaturas às ações 10211 e 10212 do PDR2020, para o território das Montanhas Mágicas, conforme anúncio aqui publicado.

Informam-se ainda todos os interessados, de que a ação 10212, sofreu uma ligeira alteração em termos de data de inicio do concurso, relativamente ao anteriormente divulgado. Assim no caso da ação 10212, e só nesta ação, a data de inicio de abertura de candidaturas é a de 29 de julho de 2016, pelas 10:00:00 e não a de 17 de agosto de 2016, conforme estava inicialmente previsto. Quanto à data de encerramento é exatamente a mesma, ou seja 30 de setembro de 2016, pelas 14:59:59.

VER ANÚNCIO
 
ADRIMAG reúne Fórum Permanente de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas® PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Sexta, 15 Julho 2016 15:41

Decorreu no dia 14 de julho de 2016, pelas 15h, em Arouca, o 8º Fórum Permanente de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas®, após reunião da Equipa Técnica do Projeto “Carta Europeia de Turismo Sustentável”, que se realizou no período da manhã.

O Fórum foi organizado pela ADRIMAG, entidade titular e gestora da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas (CETS) nos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, tendo marcado presença neste encontro um número significativo de empresários do setor turístico, nomeadamente das áreas do alojamento, restauração, animação turística e agências de viagens, bem como representante da CCDR-C, representantes dos municípios, de associações de defesa do ambiente, de associações culturais e recreativas, da comunicação social, entre outros.

Neste Fórum que reúne, anualmente, os principais intervenientes do setor turístico do território Montanhas Mágicas®, foram apresentados e debatidos os seguintes assuntos:

• Ponto de situação do Plano de Ação da CETS Montanhas Mágicas 2013-2017;
• Reavaliação da CETS, em 2017, e análise do cronograma de trabalhos;
• Articulação entre empresários das Montanhas Mágicas® no âmbito de produtos que integram a oferta turística local (nomeadamente os Passadiços do Paiva, a Ecopista do Vouga e outros);
• Realização da Conferência Anual da Federação EUROPARC 2017, nas Montanhas Mágicas®;
• Apresentação do Projeto Norte Natural.

Ler mais e ver fotos...
 
Sessões de divulgação do DLBC Montanhas Mágicas 2020 PDF Enviar por E-mail
Notícias - DLBC
Terça, 12 Julho 2016 14:29

Decorreram, na semana passada, entre 04 e 08 de julho, as várias  sessões publicas de apresentação do DLBC Montanhas Mágicas 2020,  promovidas pelos Municípios do Território de intervenção da ADRIMAG ( Arouca, Vale de Cambra, Castelo de Paiva, Castro Daire , Sever do Vouga e S. Pedro do Sul ) e a própria ADRIMAG. Nestas sessões estiveram presentes, não só os vários representantes dos Municípios, quer fossem o Presidente e ou Vice-presidente mas também o Coordenador da ADRIMAG e os técnicos responsáveis pelo DLBC. Estas iniciativas tiveram como finalidade, apresentar os apoios existentes, no âmbito do DLBC Montanhas Mágicas 2020.

Joao Carlos Pinho, Coordenador da ADRIMAG, apresentou todas as tipologias de apoio no âmbito do PDR2020,estas  ligadas á componente agrícola, e  do Norte2020 relacionadas com a componente empresarial.

Foi apresentado, com maior ênfase, as ações a abrir brevemente, que são as ações 10211 – Pequenos investimentos na exploração agrícola e 10212 -  Pequenos Investimentos na Transformação e comercialização de produtos agrícolas, ambas do PDR2020.

Ler mais e ver fotos...
 


Pág. 8 de 87

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.