ADRIMAG

Temos 50 visitantes em linha
Entrada Notícias
Ações de informação e sensibilização para a internacionalização, dirigidas aos agentes económicos e institucionais do território e aos seus habitantes PDF Enviar por E-mail
Notícias - Internacionalizar as Montanhas Mágicas
Segunda, 11 Dezembro 2017 15:52

A informação e a sensibilização para a internacionalização tem sido feita nas redes sociais, tendo tido especial enfoque na altura da Conferência EUROPARC, que trouxe ao território das Montanhas Mágicas® visitantes de diferentes países não só europeus mas também do continente americano e asiático.

O que foi feito:

  • Ação de informação, promoção e divulgação dos grupos de artesanato do projeto “Bordar a Magia da Serra” com vista à estratégia de internacionalização do artesanato Montanhas Mágicas®. As formações de costura e o seu resultado, desfile de moda “Bordar a Magia das Serras” deu oportunidade aos grupos locais de artesanato de se darem a conhecer e de promover e vender os seus trabalhos não só junto dos turistas nacionais mas também dos que nos visitam de fora.

Panfletos

  • Exposição de fotografia alusiva à promoção e divulgação do território Montanhas Mágicas® nos 7 municípios dirigidas às entidades do território e população em geral. A exposição de fotografia, que retrata a fauna e flora do território Montanhas Mágicas dá a conhecer as espécies e a vegetação território, que o torna único e atrativo através da imagem.
    • Vídeo da inauguração da exposição na Sessão de Boas Vindas da Conferência EUROPARC 2017, Inatel Palace, Termas de São Pedro do Sul (Vídeo Facebook)

 

 
Organização da Conferência Anual da EUROPARC Federation PDF Enviar por E-mail
Notícias - Internacionalizar as Montanhas Mágicas
Quinta, 30 Novembro 2017 11:28

O que foi feito:

  • Criação de um website com todas as informações sobre a Conferência EUROPARC 2017 em dois idiomas (PT e EN) e que serviu também de plataforma de inscrição para o evento.
  • Reuniões com toda a representação executiva e órgãos autárquicos a fim de os informar e pedir colaboração para todas as atividades a ter lugar nos seus territórios;
  • Escolha e execução de merchandasing associado à marca Montanhas Mágicas® para kit da Conferência EUROPARC 2017;
  • Reuniões com todas as unidades de alojamento que estiveram envolvidas no acolhimento dos participantes; (Inatel Palace, Grande Hotel Lisboa, Hotel do Parque, Monte Rio, Pensão David, Pousada da Juventude e Hotel Rural Villa do Banho) estes em São Pedro do Sul, dado que apenas este município conseguia responder as necessidades de alojamento necessárias pelo número de estadias;
  • Reuniões com todos os agentes locais envolvidos direta e indiretamente nas actividades da Conferência. (Restauração, Museus, Postos de Turismo, Empresas de animação turística, entre outros);
  • Promoção e divulgação do evento e cobertura do mesmo: vídeos, publicações nas redes socias.

TEXTO e IMAGEM:

VÍDEOS:

  • Entrevista -  Presidentes e Vereadores: (Facebook) e (YouTube)
  • Vídeo - preparação da Conferência: (Facebook
  • Vídeo - Porto Canal (reportagem): (Facebook)
  • Vídeo - RTP: Biosfera da RTP na Conferência EUROPARC 2017 com o tema "O Futuro das Áreas Protegidas Europeias": (Facebook)

 

Programa geral da Conferência:

DIA 1

DIA 2

DIA 3

DIA 4

 
Dinamização das redes sociais associadas à marca Montanhas Mágicas® PDF Enviar por E-mail
Notícias - Internacionalizar as Montanhas Mágicas
Quarta, 29 Novembro 2017 17:04

O que foi feito: Foi feito um plano de comunicação para dinamizar e dar continuidade ao trabalho que fora iniciado, nas redes socias associadas à marca. Num mundo cada vez mais informatizado, a importância das redes socias é cada vez maior. Não só pela propagação da informação, mas também como ferramenta de comunicação com o público.

Se analisarmos a evolução da nossa página de Facebook desde o dia 1 de janeiro até ao fim do mês de outubro, podemos observar um claro o aumento de gostos e de seguidores. Confira-se (Anexo 1):

  • Dia 1 de janeiro 2017: 3083
  • Dia 31 de outubro 2017: 4613
  • Dia 9 de abril de 2018: 7933

Nota: Houve um aumento de 4850 gostos, o que corresponde a um aumento de 61%.

Os seguidores da nossa página são maioritariamente de Portugal, França. Espanha, Suiça, Alemanha e Inglaterra. (Anexo 2).

Os resultados são visíveis mas pode-se melhorar ainda mais. Através de uma maior interligação com as pessoas que nos seguem. Através de concursos de fotografia, quiz, concursos, com direito a pequenos brindes alusivos ao nosso território.

A participação na BTL, na FIT na qual fizemos um concurso que sorteou uma estadia, um almoço e um pacote brinde no/do território), a realização da Conferência EUROPARC 2017 aumentou significativamente o número de likes da nossa página. Foi criado o grupo Facebook "Descobrir as Montanhas Mágicas" associado à página Montanhas Mágicas® para que possa haver uma maior partilha de informação do território entre os que nele vivem e os que o vistam. Pretende-se continuar com o trabalho desenvolvido.

Foi feita uma newsletter das Montanhas Mágicas® para ajudar a promover e dinamizar a marca. Para além das notícias, há um espaço dedicado aos eventos culturais mensais dos 7 municípios que integram o território das Montanhas Mágicas®.

Pode subscrever a nossa Newsletter em http://newsletter.montanhasmagicas.pt

Arquivo de Newsletters

[PT]
Nº1 http://eepurl.com/cArUuP
Nº2 http://eepurl.com/cFTtlP
Nº3 http://mailchi.mp/dee7ea2c324a/
Nº4 http://mailchi.mp/9eebdb0a9823/montanhas-mgicas-newsletter-4
Nº5 http://mailchi.mp/873282f8f867/montanhas-mgicas-newsletter-5
Nº6 http://mailchi.mp/edf0cb7c146a/montanhas-mgicas-newsletter-6
Nº7 http://mailchi.mp/34c29964c4d9/montanhas-mgicas-newsletter-7-pt
Nº8 http://mailchi.mp/4744fc45d56c/montanhas-mgicas-newsletter-8-pt
Nº9 https://mailchi.mp/d4b3f29fb824/montanhas-mgicas-newsletter-9-pt
Nº10 https://mailchi.mp/0ca9f762c5b4/montanhas-mgicas-newsletter-10-pt
Nº11 https://mailchi.mp/d7ef9a0282e9/montanhas-mgicas-newsletter-11-pt
Nº12 https://mailchi.mp/d077eb185c2c/montanhas-mgicas-newsletter-12-pt
Nº13 https://mailchi.mp/686d9b47a91e/montanhas-mgicas-newsletter-13-pt

[EN]
Nº5 http://mailchi.mp/4ae62a9eea44/magic-mountains-montanhas-mgicas-newsletter-1
Nº6 https://mailchi.mp/4b16f73a66db/magic-mountains-montanhas-mgicas-newsletter-2
Nº7 https://mailchi.mp/45da318b6c1a/montanhas-mgicas-newsletter-7-en
Nº9 https://mailchi.mp/9f514c97d492/montanhas-mgicas-newsletter-9-en
Nº10 https://mailchi.mp/746158c4d608/montanhas-mgicas-newsletter-10-en
Nº11 https://mailchi.mp/9e16e251bfb7/montanhas-mgicas-newsletter-11-en
Nº12 https://mailchi.mp/efb50adac5a8/montanhas-mgicas-newsletter-12-en

Neste momento temos 572 subscritores nacionais e 255 internacionais (leitores em inglês).

A versão em inglês teve o seu primeiro número apenas no mês de junho, dado que até essa data não tínhamos subscritores para que esta pudesse ser enviada.

 
Promoção do território em revistas especializadas de projeção internacional PDF Enviar por E-mail
Notícias - Internacionalizar as Montanhas Mágicas
Quarta, 29 Novembro 2017 16:24

Publicação de artigo internacional e de promoção do território Montanhas Mágicas®

O que foi feito: Foi feita uma pesquisa aprofundada de revistas de promoção turística de abrangência internacional, nas quais seria possível publicar um artigo de promoção do território Montanhas Mágicas®. A pesquisa centrou-se sobretudo em 4 países (França, Inglaterra, Espanha e Alemanha), mercado alvo do projeto. Importa ressalvar que houve dificuldade em obter uma resposta por parte das revistas internacionais, uma vez que nem todas as que foram contactadas responderam.

1. National Geographic

Foi feito o contacto com a National Geographic-Travel para uma possível publicação de um artigo promocional do território. O artigo (Anexo 1 e Anexo 2) de 2 páginas foi publicado no mês de setembro de 2017, na edição de outubro - nas bancas a 7 de setembro e divulgado e promovido junto de todos os participantes da Conferência EUROPARC que nessa altura encontravam-se no território Montanhas Mágicas®.  A publicação foi também partilhada nas redes sociais, alcançando cerca de 2000 pessoas e várias partilhas.  A escolha desta e não de outra revista para a publicação deveu-se não só a sua alargada abrangência de leitores mas também a sua diversidade e localização. Correspondendo assim ao que estava definido em fase de candidatura.

Alguns dados sobre a NG: Visualização de página: 1.2 milhões; Circulação da revista: 58.242 mil; Leitores 150.000 mil;

Link: https://www.facebook.com/MontanhasMagicas/posts/1433566126738644

2. DESCLA

Fomos contactados pela Descla aquando da nossa participação na FIT. A Revista online apresentou uma proposta para fazer um artigo promocional (Anexo 6) sobre as Montanhas Mágicas® numa edição temática - Património, (Anexo 3, Anexo 4 e Anexo 5) no mês de Outubro e 7 inserções de imagem alusivas ao território Montanhas Mágicas®. As primeiras 3, antecedentes à Conferência e alusivas a esta.

Alguns dados sobre a DESCLA: Visualização de página: 25.000; Existe a possibilidade de divisão do público-alvo dividimos as mesmas para o público internacional, entre os 4 países: França, Inglaterra, Espanha e Alemanha, atendendo mais uma vez ao público alvo definido no projeto.

Link: https://descla.pt/2017/11/06/patrimonio-da-humanidade-portugal/

 
Arouca apresenta nova associação e projeto de inserção social para apoiar alcoólicos PDF Enviar por E-mail
Notícias - AroucaInclui - CLDS3G
Terça, 21 Novembro 2017 16:16

Há uma nova associação em Arouca. Chama-se A4 – Associação de Apoio a Alcoólicos de Arouca e presta apoio a pessoas com problemas de alcoolismo. Será apresentada publicamente a 22 de novembro, pelas 9:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa cerimónia presidida pela presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém. Nesta sessão, será também apresentado o projeto de inserção social e profissional (Re)Colher, desenvolvido pela A4, em parceria com o Município de Arouca, a ADRIMAG e a AGA – Associação Geoparque Arouca. Esta é uma iniciativa-piloto que pretende promover a integração no mercado de trabalho de pessoas com problemas de alcoolismo, tendo uma vertente agrícola.

Desde 2013 que a ADRIMAG efetua intervenção psicológica a pessoas com problemas ligados ao álcool, através do projeto (Re)Agir (Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de Terceira Geração/AroucaInclui). É este projeto que está assim na base da A4. A A4 e o projeto (Re) Colher são respostas para um problema social que tem vindo a ser sinalizado pelos parceiros da Rede Social que contactam diretamente com as famílias de todo o concelho. Em Arouca, são 57 as pessoas com problemas de alcoolismo que, desde dezembro de 2015, estão a ser devidamente acompanhados e apoiados.

Sobre a Associação A4
A associação agora criada proporcionará intervenção psicológica e apoio social às pessoas com problemas de alcoolismo, e, através do projeto (Re) Colher, permitirá que os abstinentes tenham ocupação profissional, minimizando, assim, a probabilidade de recaída. A sua ação assentará em três pilares: a prevenção, o tratamento e o acompanhamento de indivíduos com problemas ligados ao álcool.

Sobre o Projeto (Re)Colher
O projeto (Re)Colher tem como principais objetivos a promoção da integração social e profissional de indivíduos com problemas ligados ao álcool, o fomento da preservação do património cultural e o desenvolvimento das potencialidades agrícolas do concelho de Arouca. A ideia do projeto surgiu no decurso do trabalho desenvolvido no grupo terapêutico criado no âmbito do projeto (Re)Agir, tendo-se tornado patente a dificuldade de integração no mercado de trabalho de indivíduos abstinentes. Para minorar esta dificuldade, a A4, o Município de Arouca, a ADRIMAG e a AGA – Associação Geoparque Arouca uniram esforços e criaram uma resposta social inovadora, com ligação à prática agrícola: o projeto (Re)Colher.

CARTAZ

Ver PROGRAMA
 


Pág. 7 de 95

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.