ADRIMAG

Temos 32 visitantes em linha
Entrada Notícias
Encontro da Lusofonia: “Os desafios da Cooperação em contexto de pandemia” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Terça, 29 Junho 2021 16:20

No âmbito do projeto de cooperação transnacional “Terras da Lusofonia”, a ADIRN enquanto entidade coordenadora e o Município de Torres Novas, bem como os restantes vinte parceiros deste projecto, dos quais o GAL ADRIMAG faz parte,  irão realizar o Encontro da Lusofonia, que decorrerá nos próximos dias 1 e 2 de julho na Biblioteca Municipal de Torres Novas.

Este encontro contará com a presença do Senhor Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Engº Jorge Santos bem como a Senhora Secretaria de Estado Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra Berta Nunes. O Senhor Secretario de Estado da Cooperação marcará a sua participação através de mensagem previamente gravada.

O tema principal em debate será: “Os desafios da Cooperação em contexto de pandemia”.

No painel um será dada voz às experiências em curso de cooperação entre os GAL (Grupos de Acção Local) e as ONG dos países lusófonos, com especial destaque para a participação online de parceiros de Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Brasil. No painel dois será dada voz aos municípios, estando confirmada a presença do Senhor Presidente da Camara de Ribeira Grande, Eng. Orlando Delgado que dará testemunho da geminação do Municipio da Ribeira Grande em Santo Antão com Torres Novas, estando ainda representados outros municípios dos territórios parceiros que apresentarão as suas experiências no âmbito desta temática, em que o objetivo será a articulação dos diversos instrumentos de cooperação para otimizar o desenvolvimento dos territórios. Neste painel serão ainda apresentadas experiências de intercâmbio cultural e científico, nomeadamente na área do ensino universitário, contando desde já com a participação do Instituto Politécnico de Tomar, Universidade de Aveiro e Escola Agrária de Coimbra.

O Painel três será dedicado a perspetivar o futuro da cooperação no Quadro de Apoio 2030. Aqui serão apresentadas as conclusões dos Grupos de Trabalho organizados no dia anterior entre os participantes, mas também com as entidades da tutela, confirmando-se a presença do Engº. Rui Rafael, coordenador da área do desenvolvimento Local da AGPDR2020, bem como da Presidente da Federação Minha Terra, Engª Ana Paula Xavier.

O projeto de cooperação Terras da Lusofonia, insere-se na medida 10.3 – Cooperação dos GAL  do PDR2020, tendo como parceiros 21 entidades portuguesas (GAL – Grupos de Ação Local): ADIRN; ADDLAP; ADRIMAG; ADRIMINHO; ADL; ADRACES; ADER-AL; AVEIRO NORTE (AIDA); AVEIRO SUL (AIDA); APRODER; ADRITEM; BEIRA-DOURO; COIMBRA MAIS FUTURO; DESTEQUE; DUECEIRA; MONTE; PINHAL MAIOR; RUDE; SOL DO AVE; TAGUS; TERRAS DE SICÓ quatro parceiros de Cabo Verde: AGRORIG; COOPERATIVA MULHERES DO SAL – A INCUBADORA; ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA NATUREZA DE S. VICENTE; PROEMPRESA, um parceiro do Brasil, INSTITUTO GARBAGE e um parceiro de S. Tomé e Príncipe.

Apresenta como objetivos principais: Implementação e animação da "Casa da Lusofonia"; Disseminação e transferência de conhecimentos e competências; Fomento de trocas culturais e comerciais; Inclusão social; Estímulo à expansão dos agentes económicos; Apoio á criação de entrepostos comerciais; Reforço da capacidade técnica de gestão e coordenação; Consolidação de parcerias com entidades nos diferentes países parceiros; Promoção e divulgação dos territórios parceiros.

Transmissão em direto aqui.

Cartaz / Programa


 
Relatório de Atividades e Contas 2020 PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Sexta, 14 Maio 2021 13:05

Encontra-se disponível para consulta o Relatório de Actividades e Contas da ADRIMAG para 2020.

Relatório de Atividades e Contas 2020
 
ADRIMAG LANÇA CONCURSO DE FOTOGRAFIA “MONTANHAS MÁGICAS, 2021 – PATRIMÓNIO, PESSOAS E PAISAGENS” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Segunda, 10 Maio 2021 17:01

ALTERAÇÃO

Informamos que o Regulamento do Concurso de Fotografia “Montanhas Mágicas 2021 – Património, Pessoas e Paisagens” foi alterado, tendo o prazo para participação no concurso sido alargado até 31 de agosto de 2021. Foi também retirada a restrição quanto à data em que a foto é captada. Todos os participantes que já concorreram e que pretendam alterar a sua participação devem enviar um novo e-mail com a sua nova proposta a concurso.

 

No âmbito do Programa das Comemorações dos seus 30 Anos, a ADRIMAG promove o concurso de fotografia “Montanhas Mágicas, 2021 – Património, Pessoas e Paisagens”, em parceria com os Municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

O Concurso tem como principais objetivos:

1. promover a descoberta, valorização, preservação e divulgação dos múltiplos patrimónios existentes no território abrangido pelas serras do Montemuro, Freita, Arada e Arestal - Montanhas Mágicas;
2. promover o desenvolvimento da criatividade no âmbito da arte fotográfica;
3. promover a visitação turística do território, por via da projeção e visibilidade dos seus recursos;
4. organizar uma exposição itinerante das fotografias vencedoras nas diversas categorias, pelos 7 municípios abrangidos pelo concurso.

O concurso decorre de 10 de maio a 30 de junho de 2021 e está aberto a fotógrafos profissionais e amadores, de nacionalidade portuguesa, com idade superior a 16 anos.

A participação é gratuita.

Participe nesta iniciativa e ganhe prémios!

 

Regulamento
Ficha de Participação
Cartaz
KMZ da Rota da Água e da Pedra
Alteração ao Regulamento
 
DLBC - Abertura de Candidaturas - 10.2.1.2 | 10.2.1.6 PDF Enviar por E-mail
Notícias - DLBC
Sexta, 16 Abril 2021 10:00

Informamos que as candidaturas às medidas  10.2.1.2 e 10.2.1.6 do PDR2020, para o território das Montanhas Mágicas, decorrem entre as 10H00 do dia 16 de abril de 2021 e as 14H59m do dia 21 de maio de 2021 conforme anúncio aqui publicado:

 

- Aceder ao Balcão do Beneficiário - PDR2020

VER ANÚNCIO
 
Parabéns LEADER (*)! PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Sexta, 19 Março 2021 15:36

Há 30 anos, com a aprovação, a 15 de Março e a publicação a 19 de Março de 1991, pela Comissão das Comunidades Europeias de uma “iniciativa, com valor demonstrativo, relativa ao desenvolvimento rural”, denominada LEADER, iniciou-se uma transformação societal nos territórios rurais da Europa, que já saltou fronteiras e é uma marca associada à qualidade de vida, à dignidade, à equidade e à democracia nas zonas rurais.

Para celebrar esta data, a Federação Minha Terra e os Grupos de Acção Local irão organizar durante o ano de 2021 um conjunto de iniciativas de reflexão e partilha sobre o Desenvolvimento Local em Portugal e preparar os próximos 30 anos do LEADER.

Porquê? Porque acreditamos no LEADER!

Enquanto abordagem diferenciadora que deve estimular a concepção e implementação de projectos-piloto, o carácter inovador e demonstrativo, a integração dos agentes e a governança local;

Como forma exemplar de proximidade às comunidades; como método de envolvimento eficaz, conjugando interesses, anseios e expectativas locais; como as intervenções que, mesmo com dificuldades de implementação e crises conjunturais, permite aprendizagem constante e afecto territorial;

Quando observamos projectos que, com co-financiamentos reduzidos, criam emprego e dinamizam as economias locais nos mais diversos sectores de actividade, suportam colectividades nas suas múltiplas acções a favor das comunidades, que revitalizam aldeias e vilas, qualificam espaços de encontro e de memórias locais;

E nas suas redes de ligação, de trabalho e de partilha de experiências, que se traduzem em iniciativas concretizadas em cooperação e parceria com outros territórios e organizações, promovendo ganhos de escale e/ou complementaridades, mas também afectos, amizades e compreensão e tolerância com a diferença;

Como metodologia que se reforça, se renova e se recria e que, como tal, nos lança permanentemente novos desafios como os dos impasses programáticos, dos afunilamentos regulamentares, das perspectivas sectorializadas, que limitaram a criatividade e inovação das comunidades e nos territórios.

30 anos volvidos continuamos a acreditar no LEADER – com a maturidade e experiência que o tempo e acção nos foi conferindo – centrado e próximo das PESSOAS e das COMUNIDADES, a trabalhar para o Desenvolvimento dos TERRITÓRIOS.

(*) Há acrónimos que ganham vida própria, neste caso vale a pena relembrar
LEADER - Ligação Entre Acções de Desenvolvimento da Economia Rural

Ana Paula Xavier - Presidente da Direcção da Federação Minha Terra

Fonte: https://www.minhaterra.pt/parabens-leader.T13664.php

 


Pág. 7 de 111

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.