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Projectos de Cooperação


ADRIMAG marca presença na FONARTES 2012 em Cabo Verde com o Projeto E-ARTE Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 28 Novembro 2012 15:10

Decorreu de 13 a 17 de novembro a 2ª deslocação a Cabo Verde para realização de reunião de parceria no âmbito do Projeto de Cooperação Leader para o Desenvolvimento E-ARTE e participação no FONARTES 2012 - Fórum Nacional de Artesanato de Cabo Verde.

Estiveram presentes nesta visita Catarina Prado e Cláudia Silva, técnicas da ADRIMAG, entidade coordenadora do projeto, e Luís Rocha, diretor do CEARTE, os quais participaram na reunião com os parceiros e individualidades políticas de Cabo Verde, o Ministro da Cultura, Dr. Mário Lúcio Sousa, a assessora para as Indústrias Criativas, e representantes de Moçambique e do SEBRAE – Brasil.

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Criação de Novos Produtos Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 14 Junho 2012 16:05

Com a duração de 50 horas, a formação «Criação de novos produtos» irá realizar-se de 18 de junho a 2 de julho, de segunda a quarta-feira, das 9h00 às 17h00, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local – ADRIMAG, na Zona Industrial da Mata – Arouca, destinada a artesãos no ativo.

Para proceder à inscrição deverá entregar a ficha de inscrição, juntamente com o bilhete de identidade, número de identificação fiscal, declaração de atividade, curriculum vitae e uma foto [tipo passe], na sede da ADRIMAG ou da AGA/Posto de Turismo.

«Criação de novos produtos» surge no âmbito da estratégia de qualificação do artesanato, da região das Serras de Montemuro Arada e Gralheira e do Arouca Geopark, dinamizada pela ADRIMAG, em parceria com o CEARTE - Centro de Formação do Artesanato e a AGA - Associação Geoparque Arouca. Esta ação completa o ciclo de formação que se iniciou, em abril, com a formação «Design, criatividade e tendências».

Este ciclo de formação complementa as atividades previstas no projeto de cooperação E-Arte, desenvolvido pela ADRIMAG, que se encontra em curso e que visa encontrar novas formas de conceção, produção e promoção dos produtos de artesanato, identificar boas práticas de produção e comercialização de artesanato inovador e divulgar e promover os produtos existentes na região junto de mercados internacionais.

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A aldeia “Vale de Papas” da área de intervenção da ADRIMAG já tem a marca “Aldeias de Portugal” Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 31 Maio 2012 09:28

Na sequência da candidatura formulada pela a ADRIMAG, a Aldeia de Vale de Papas, do concelho de Cinfães, mereceu a integração na rede das aldeias classificadas com marca “Aldeias de Portugal”.

A Comissão de Avaliação Aldeias de Portugal, órgão responsável pela avaliação e atribuição da marca, constituída pela ATA, DRAP-N, CCDR-N e pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, considerou que a aldeia apresentada pela ADRIMAG constitui um espaço de reconhecido valor ao nível do Património Rural existente, Património Ambiental e Cultural, bem como referências únicas, reunindo assim as condições para beneficiar da marca “Aldeias de Portugal”.

As “Aldeias de Portugal” apostam na valorização de núcleos rurais, através de uma estratégia comum de promoção turística de um produto/serviço de excelência, que garantem a existência de dinâmicas sociais e económicas, e que por sua vez se reflectem numa melhoria da qualidade de vida das suas populações.

Pretende-se com a atribuição desta Marca garantir um impulso para a requalificação e preservação desta aldeia, estimulando a implementação e continuidade de projectos e actividades que garantam a manutenção e dinamização das aldeias, e da sua população, a promoção e valorização destes territórios, o aumento de turistas e visitantes e a divulgação dos seus recursos endógenos.

Esta aldeia junta-se assim às aldeias da Paradinha, Trebilhadouro, Mesio, Amiais, Covas de Monte, Felgueira, Meitriz, Campo Benfeito e Pena, que já usufruem desta marca, e beneficiam de um conjunto de acções de promoção e dinamização, nomeadamente através do site oficial: www.aldeiasdeportugal.com.pt , nas redes sociais e nos diversos eventos de índole sociocultural e promocional, realizados anualmente com o apoio e a organização da ATA – Associação do Turismo de Aldeia.

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2.ª conferência do projeto ICCER Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 28 Maio 2012 16:20

No dia 18 de Maio de 2012 decorreu na Biblioteca Municipal de Arouca a 2ª Conferência do projeto ICCER - Indústrias Culturais e Criativas em Espaço Rural, subordinada ao tema «Estruturas de Apoio à Cultura e à Criatividade/Empreendedorismo Criativo».

Este projeto enquadra-se no Programa para a Rede Rural Nacional (PRRN), e parte de uma parceria constituída por nove associações de desenvolvimento local da Região Norte de Portugal, entre as quais a Adriminho, Adril, Atahca, SoldoAve, Adersousa, Dolmen, Adrimag, Adritem e Probasto, que submeteram uma candidatura denominada «ICCER- », na Área de Intervenção 1 – Capitalização de Experiência e de Conhecimento. Trata-se de uma iniciativa comunitária promovida pelo Ministério Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e cofinanciada pelo FEADER.

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"Design, Criatividade e Tendências" - Sessão de encerramento Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 20 Abril 2012 17:50

Decorreu, ontem, o encerramento da ação de formação «Design, Criatividade e Tendências», destinada a artesãos no ativo, que decorreu durante o mês de abril.

Nesta sessão de encerramento estiveram presentes a Presidente da AGA e Vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, o Coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho e o Diretor do CEARTE, Luís Rocha, que agradeceram a participação dos formandos e referiram a importância destas ações para a diversidade e inovação do artesanato, baseado em produtos e materiais locais, não esquecendo a sua traça original.

Para junho está, já, agendada a ação de formação «Criação de novos produtos», na qual os formandos mostraram vontade em participar e que servirá para complementar o ciclo de formação que complementa as atividades previstas no projeto de cooperação E-Arte, desenvolvido pela ADRIMAG.

O E-Arte visa encontrar novas formas de conceção, produção e promoção dos produtos de artesanato, identificar boas práticas de produção e comercialização de artesanato inovador bem como divulgar e promover os produtos existentes na região junto de mercados internacionais.

 


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Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.

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