ADRIMAG

Temos 19 visitantes em linha
Entrada
PROVERE


Workshop “Montanhas Mágicas, uma Estratégia para o Turismo Sustentável” Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 06 Dezembro 2012 15:49

O Presidente da Direção da ADRIMAG, José Artur Neves, tem a honra de convidar V. Exa. a participar no Workshop “Montanhas Mágicas, uma Estratégia para o Turismo Sustentável”, que se realizará no próximo dia 17 de Dezembro de 2012, às 14h, na Escola Secundária de Arouca.

Agradece-se confirmação da presença através dos seguintes contactos:

  • Telefone: 256 940 350
  • Telemóvel: 91 22 62 186
  • E.mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar
Clique para VER O PROGRAMA
 
Agentes económicos apontam o caminho do turismo sustentável Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 29 Junho 2012 13:38

Os agentes económicos que trabalham o setor turístico na área territorial das “Montanhas Mágicas” (Arouca, Vale de Cambra, Castelo de Paiva, Sever do Vouga, S. Pedro do Sul, Castro Daire e Cinfães) encontraram-se em Sever do Vouga para debater os pontos fracos e fortes do território. Do encontro, na terça-feira, dia 26 de junho, saíram noções que agora vão ajudar a traçar objetivos comuns.

O 2.º fórum do turismo sustentável integra-se no projeto de implementação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), promovido pela ADRIMAG, no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva e do Projeto de Gestão da Parceria PROVERE “Montemuro, Arada e Gralheira”.

Depois de ouvir a caracterização do território, elaborado pela empresa Ponto Natura, os empresários, elementos de instituições, membros de coletividades e população em geral que se quis associar foram divididos em grupos de trabalho: restauração, hotelaria, animação turística e institucional. Todos eles, e de acordo com as suas experiências, apontaram aspetos positivos e negativos do território, dos seus serviços e património.

Clique para ler mais e ver as fotos
 
Montemuro, Arada e Gralheira - Turismo Sustentável é vantajoso para todos Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 03 Maio 2012 15:31

Toda a população foi chamada a participar no fórum para a implementação da Carta Europeia do Turismo Sustentável. A candidatura está a ser feita pela ADRIMAG, em colaboração com os sete municípios seus associados, no âmbito do projeto de Gestão da Parceria PROVERE, cofinanciado pelo POR do Norte – ON.2, no território que abrange as serras de Montemuro, Arada e Gralheira. A candidatura vai ser entregue em dezembro deste ano à EUROPARC (Federação Europeia de Parques), e pretende ser uma mais valia para todos. As primeiras sugestões já foram deixadas, mas todos podem ainda dar o seu contributo.

João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG, explicou que «a Carta Europeia de Turismo Sustentável é um instrumento que poderá ser extremamente útil para esta região. Não temos aqui nada que consiga chamar as pessoas em termos de turismo de natureza, em termos de turismo desenvolvido com capacidade para nós podermos beneficiar as pessoas do território, sem degradar aquilo que cá temos.»

O território abrangido pela Carta contempla 4 zonas da Rede Natura 2000 e um Geopark, o de Arouca, tendo potencial para explorar um nicho de mercado específico e com algum poder de compra. Por isso, na primeira reunião do fórum, perante dirigentes associativos, empresários, artesãos e particulares, foi explicado aos participantes de que forma podem ajudar na implementação da Carta e contribuir para o desenvolvimento local.

Na primeira sessão do fórum foi explicado o processo de candidatura à CETS.

Clique para ler mais...
 
Turismo sustentável “nas mãos” da população Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 13 Abril 2012 21:36

A ADRIMAG – Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira vai promover, na próxima sexta-feira, dia 20 de abril, um fórum aberto à comunidade com vista a iniciar o processo de candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável.

Numa altura em que o turismo é apontado como um dos importantes eixos de desenvolvimento económico do país, a população e os agentes económicos, culturais e sociais dos 7 municípios da área de influência da ADRIMAG (Arouca, Castro Daire, Cinfães, Castelo de Paiva, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra) estão convidados a ter um papel ativo na implementação de um turismo sustentável no território das serras de Montemuro, Arada e Gralheira. Com o intuito de atrair o maior número de pessoas à sessão, a ADRIMAG vai realizar o fórum, no mesmo dia, em dois pontos distintos do território. Durante a manhã, às 9h, o fórum decorre no Balneário Rainha D. Amélia, nas Termas de S. Pedro do Sul, e de tarde, às 14h30, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local da ADRIMAG, em Arouca.

O fórum é uma das formas de participação na candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável. Esta candidatura conta ainda com o contributo de um equipa técnica e uma comissão de acompanhamento.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável é um certificado de excelência atribuído a um território com valor ambiental em que se desenvolve um turismo de qualidade em moldes sustentáveis e com respeito pelos valores ambientais e os interesses económicos das comunidades locais. Até ao momento este galardão foi atribuído a 89 espaços protegidos e classificados em 9 países europeus.

De acordo com a ADRIMAG, a candidatura à Carta Europeia de Turismo Susutentável é uma «oportunidade de dar coerência lógica de turismo natureza a um território que tem 1 Geoparque e 4 Sítios de Interesse Comunitário da Rede Natura 2000».

O convite está feito. Participe no fórum e seja responsável pela sua qualidade de vida e desenvolvimento da sua região.

Por: Cláudia Oliveira, Equipa Técnica CETS

 
Assinatura de Contratos de Financiamento PROVERE / ON.2, em Arouca Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 01 Junho 2011 20:09

A Câmara Municipal de Arouca, o IPTM – Instituto Portuário e dos Transporte Marítimos, I.P., e a AGA – Associação Geoparque Arouca assinaram hoje, pelas 15h30m, na sala do Capítulo do Mosteiro de Arouca, os contratos de financiamento de quatro projectos, aprovados no âmbito do ON.2 – O Novo Norte: Desenvolvimento do Turismo Activo em Arouca, Ampliação e Remodelação do Cais do Castelo, em Castelo de Paiva, Congresso Internacional de Geoturismo e a Internacionalização do Arouca Geopark nas Redes Europeia e Global de Geoparks (EGN e GGN / UNESCO).

Estes projectos, cujo valor global ronda os 5 milhões de euros, inserem-se no Programa de Acção da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE “Montemuro, Arada e Gralheira”, liderado pela ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, com sede em Arouca.

Ler a notícia completa...
 


Pág. 4 de 6

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.

Montanhas Mágicas 2020