ADRIMAG

Temos 60 visitantes em linha
Entrada Notícias Âmbito Geral
Dia Europeu dos Parques: O sabor da Natureza nas Montanhas Mágicas PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Sexta, 20 Maio 2016 22:39

A ADRIMAG, com a colaboração dos municípios seus associados, está a promover nas Montanhas Mágicas® a iniciativa, O Sabor da Natureza, lançada pela Federação EUROPARC no âmbito do Dia Europeu dos Parques. A Federação celebra o Dia Europeu dos Parques a 24 de maio, desde 1999, em comemoração da declaração do primeiro parque nacional europeu, na Suécia. O Dia Europeu dos Parques (DEP) tem como objetivo aproximar a natureza às pessoas, oferecendo diversas atividades e eventos em áreas protegidas e classificadas.

A escolha do tema “O Sabor da Natureza”, para as comemorações deste ano, tem como propósitos:

•    Assinalar o Ano Internacional das Leguminosas, declarado pelas Nações Unidas;
•    Contribuir para a tomada de consciência do vínculo entre as áreas protegidas/classificadas, a agricultura sustentável e a natureza saudável para a nossa segurança alimentar;
•    Valorizar os produtos locais e de época e a sua ligação positiva à biodiversidade;
•    Envolver os agricultores, as escolas, os restauradores, as empresas de animação e outras entidades nesta cadeia de valor acrescentado local.

As atividades a desenvolver o âmbito desta iniciativa terão início no dia 24 de maio, assinalando o Dia Europeu dos Parques, e prolongar-se-ão durante o ano de 2016.

Convidámo-lo, assim a participar nas atividades a desenvolver em cada um dos municípios, nossos parceiros.

Ver CARTAZ

 
Entrega de certificados da formação "Interpretes do Arouca Geopark - nível I" PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Quinta, 21 Abril 2016 13:56

Decorreu, ontem, dia 21 de abril, na Biblioteca Municipal de Arouca, a entrega formal dos certificados relativos à formação “Intérpretes do Arouca Geopark – nível I”, dinamizada e certificada pela ADRIMAG.

A abertura da sessão ficou a cargo da Dr.ª Margarida Belém, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arouca, que demonstrou o seu agrado em relação a esta iniciativa e que acredita ser um “excelente contributo para a formação de futuros embaixadores do Geoparque”.

Esta formação foi promovida pela Associação Geoparque Arouca em parceria com o Município.

A todos os formandos desejamos muito sucesso pessoal e profissional.

Ver FOTOS
 
Plano de Atividades e Orçamento 2016 PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Quinta, 28 Janeiro 2016 17:36

Caros associados podem consultar aqui o PLANO DE ACTIVIDADES & ORÇAMENTO 2016 da ADRIMAG.

PAO ADRIMAG 2016

 
Concurso Escolar «DESASTRES NATURAIS» PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Quinta, 28 Janeiro 2016 11:01

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 26 DE FEVEREIRO

«Desastres naturais» é o tema proposto para a edição 2015/2016 do concurso escolar, com enfoque especial na subtemática «Como minimizar os riscos e saber conviver com eles», que pretende consciencializar a comunidade educativa para os riscos naturais a que estão sujeitas, minimizando os mesmos e reduzindo o mais possível a vulnerabilidade das pessoas.

Este ano, o concurso escolar é aberto a todos os alunos, professores e encarregados de educação dos estabelecimentos de ensino público e privado da Área Metropolitana do Porto e do território Montanhas Mágicas®, (jardins de infância, escolas do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico, escolas do ensino secundário e escolas profissionais). Ficam, assim, abrangidos os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa do Varzim, Sta. Maria da Feira, Santo Tirso, S. João da Madeira, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. Este ano, os prémios serão monetários, no valor de 350,00€, sendo destinados apenas a um vencedor por cada nível escolar (Jardim de infância e 1º ciclo, 2º e 3º ciclo, ensino secundário).

As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento de uma ficha de candidatura, disponível nas páginas web da AGA – www.geoparquearouca.com; do Município de Arouca – www.cm-arouca.pt; da ADRIMAG – www.adrimag.com.pt e do IGCP – www.igcp.org.pt. As referidas fichas de inscrição devem ser enviadas, até ao dia 26 de fevereiro de 2016, para a sede da AGA, via email para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar , ou correio postal para a seguinte morada: Rua Alfredo Vaz, apartado 20 - 4540-118 Arouca.

Contribuir para o desenvolvimento de uma educação para o desenvolvimento sustentável é um dos objetivos centrais deste concurso escolar, promovido pela AGA – Associação Geoparque Arouca, em parceria com o Município de Arouca, ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO (IGCP). Uma vez mais, esta iniciativa insere-se no Programa GEA – Terra Mãe, no âmbito das celebrações das Nações Unidas, dinamizadas pela UNESCO, para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), Década da Biodiversidade (2011-2020), Década Internacional para Ação «Água, Fonte de Vida» (2005-2015), relembrando também os objetivos do Ano Internacional dos Solos (2015) e os Objetivos do Milénio das Nações Unidas.

Ver CARTAZ

REGULAMENTO | Ficha de Candidatura | Rodapé

 
Inscrições abertas para a ação de formação «Intérprete do Arouca Geopark» PDF Enviar por E-mail
Notícias - Âmbito Geral
Sexta, 08 Janeiro 2016 14:53

Estão abertas, até dia 22 de janeiro de 2016, as inscrições para a 3ª edição da ação de formação «Intérprete do Arouca Geopark (nível 1)», que pretende formar intérpretes capazes de transmitir conhecimento sobre o território Arouca Geopark, de forma qualificada.

Os conceitos de geoparque, geodiversidade e património geológico, a biodiversidade e Rede Natura 2000, o património cultural, o turismo e sustentabilidade no Arouca Geopark serão algumas das temáticas abordadas nesta ação, promovida pela AGA – Associação Geoparque Arouca, em parceria com a ADRIMAG, como entidade formadora certificada pela DGERT.

A formação «Intérprete do Arouca Geopark» destina-se a técnicos nas áreas de turismo, animação turística e sociocultural, hotelaria, restauração, museus ou outros (seleção sobre avaliação curricular e/ou entrevista), no mínimo em frequência ou conclusão do 12º ano.

Com início marcado para o próximo dia 29 de janeiro, esta ação decorre até 11 de março, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Arouca, às sextas e sábados, com um total de 50 horas, incluindo, ainda, saídas de campo a este território.

As inscrições têm o custo de 25,00€ por participante e deverão ser formalizadas através do preenchimento da ficha de inscrição disponível aqui, a qual deverá ser entregue na sede da ADRIMAG ou enviar para o email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

Para mais informações contactar a ADRIMAG através de 256 940 350.

Ver CARTAZ
 


Pág. 3 de 19

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.