ADRIMAG

Temos 115 visitantes em linha
Entrada Projectos de Cooperação
A aldeia “Vale de Papas” da área de intervenção da ADRIMAG já tem a marca “Aldeias de Portugal” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Quinta, 31 Maio 2012 09:28

Na sequência da candidatura formulada pela a ADRIMAG, a Aldeia de Vale de Papas, do concelho de Cinfães, mereceu a integração na rede das aldeias classificadas com marca “Aldeias de Portugal”.

A Comissão de Avaliação Aldeias de Portugal, órgão responsável pela avaliação e atribuição da marca, constituída pela ATA, DRAP-N, CCDR-N e pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, considerou que a aldeia apresentada pela ADRIMAG constitui um espaço de reconhecido valor ao nível do Património Rural existente, Património Ambiental e Cultural, bem como referências únicas, reunindo assim as condições para beneficiar da marca “Aldeias de Portugal”.

As “Aldeias de Portugal” apostam na valorização de núcleos rurais, através de uma estratégia comum de promoção turística de um produto/serviço de excelência, que garantem a existência de dinâmicas sociais e económicas, e que por sua vez se reflectem numa melhoria da qualidade de vida das suas populações.

Pretende-se com a atribuição desta Marca garantir um impulso para a requalificação e preservação desta aldeia, estimulando a implementação e continuidade de projectos e actividades que garantam a manutenção e dinamização das aldeias, e da sua população, a promoção e valorização destes territórios, o aumento de turistas e visitantes e a divulgação dos seus recursos endógenos.

Esta aldeia junta-se assim às aldeias da Paradinha, Trebilhadouro, Mesio, Amiais, Covas de Monte, Felgueira, Meitriz, Campo Benfeito e Pena, que já usufruem desta marca, e beneficiam de um conjunto de acções de promoção e dinamização, nomeadamente através do site oficial: www.aldeiasdeportugal.com.pt , nas redes sociais e nos diversos eventos de índole sociocultural e promocional, realizados anualmente com o apoio e a organização da ATA – Associação do Turismo de Aldeia.

Clique para ver as fotos
 
2.ª conferência do projeto ICCER PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Segunda, 28 Maio 2012 16:20

No dia 18 de Maio de 2012 decorreu na Biblioteca Municipal de Arouca a 2ª Conferência do projeto ICCER - Indústrias Culturais e Criativas em Espaço Rural, subordinada ao tema «Estruturas de Apoio à Cultura e à Criatividade/Empreendedorismo Criativo».

Este projeto enquadra-se no Programa para a Rede Rural Nacional (PRRN), e parte de uma parceria constituída por nove associações de desenvolvimento local da Região Norte de Portugal, entre as quais a Adriminho, Adril, Atahca, SoldoAve, Adersousa, Dolmen, Adrimag, Adritem e Probasto, que submeteram uma candidatura denominada «ICCER- », na Área de Intervenção 1 – Capitalização de Experiência e de Conhecimento. Trata-se de uma iniciativa comunitária promovida pelo Ministério Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e cofinanciada pelo FEADER.

Clique para ler mais...
 
"Design, Criatividade e Tendências" - Sessão de encerramento PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Sexta, 20 Abril 2012 17:50

Decorreu, ontem, o encerramento da ação de formação «Design, Criatividade e Tendências», destinada a artesãos no ativo, que decorreu durante o mês de abril.

Nesta sessão de encerramento estiveram presentes a Presidente da AGA e Vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, o Coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho e o Diretor do CEARTE, Luís Rocha, que agradeceram a participação dos formandos e referiram a importância destas ações para a diversidade e inovação do artesanato, baseado em produtos e materiais locais, não esquecendo a sua traça original.

Para junho está, já, agendada a ação de formação «Criação de novos produtos», na qual os formandos mostraram vontade em participar e que servirá para complementar o ciclo de formação que complementa as atividades previstas no projeto de cooperação E-Arte, desenvolvido pela ADRIMAG.

O E-Arte visa encontrar novas formas de conceção, produção e promoção dos produtos de artesanato, identificar boas práticas de produção e comercialização de artesanato inovador bem como divulgar e promover os produtos existentes na região junto de mercados internacionais.

 
Design, criatividade e tendências PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Quarta, 28 Março 2012 10:57

No âmbito da estratégia de qualificação do artesanato, da região das Serras de Montemuro Arada e Gralheira e do Arouca Geopark, a ADRIMAG, em parceria com o CEARTE - Centro de Formação do Artesanato e a AGA - Associação Geoparque Arouca, dinamizam as ações de formação denominadas «Design, criatividade e tendências», durante o mês de abril e «Criação de novos produtos», a iniciar em junho, para artesãos no ativo, a realizar em Arouca.

Este ciclo de formação complementa as atividades previstas no projeto de cooperação E-Arte, desenvolvido pela ADRIMAG, que se encontra em curso e que visa encontrar novas formas de conceção, produção e promoção dos produtos de artesanato, identificar boas práticas de produção e comercialização de artesanato inovador e divulgar e promover os produtos existentes na região junto de mercados internacionais.

Com a duração de 50 horas, a formação «Design, criatividade e tendências» irá realizar-se de 10 a 17 de abril, das 9h00 às 17h00, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local – ADRIMAG, na Zona Industrial da Mata - Arouca.

Para proceder à inscrição deverá entregar a ficha de inscrição, juntamente com o bilhete de identidade, número de identificação fiscal, declaração de actividade, curriculum vitae e uma foto [tipo passe], na sede da ADRIMAG ou da AGA, até ao próximo dia 5 de Abril.

Ver folheto

Para mais informações contacte-nos.

 
ADRIMAG apoia a participação da Mirtilusa na Fruit Logistic através do projeto “Missão Hortofrutícola” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Segunda, 20 Fevereiro 2012 17:59

A participação da ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira, ADL - Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, - e LEADEROESTE - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste na Fruit Logistica 2012, que decorreu de 8 a 10 de Fevereiro, em Berlim, deu seguimento às ações do projeto de cooperação “Missão Hortofrutícola”, no âmbito da Medida 3.4 Cooperação LEADER para o Desenvolvimento.

De encontro aos objetivos do projeto, os GAL envolvidos no projeto “Missão Hortofrutícola” apoiaram organizações de fileira relevantes nos seus territórios através da Mirtilusa, Associação de Horticultores do Sudoeste Alentejano (ASA), da Associação de Produtores de Pera Rocha (ANP) e da Associação Interprofissional de Horticultura (AIHO).

Clique para ler mais...
 


Pág. 5 de 7

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.