ADRIMAG

Temos 11 visitantes em linha
Entrada
Erasmus+


Reunião Internacional do Projeto TELI2 na Croácia Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 15 Dezembro 2017 15:09

Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2017 decorreu na Croácia a segunda reunião internacional de acompanhamento do Projeto TELI2, na qual a ADRIMAG esteve presente enquanto parceira do projeto. Nesta reunião, procedeu-se à avaliação das atividades já desenvolvidas e discutiu-se a programação das próximas que incluem o workshop de formação que vai decorrer no território de intervenção da ADRIMAG, em fevereiro, e que contemplará aulas teóricas ministradas por Professores da Universidade de Liubliana, Eslovénia, e do LIT – Instituto de Tecnologia de Limerick, Irlanda, e visitas de campo a alguns dos projetos apoiados pela ADRIMAG no âmbito do LEADER.

Este projeto no âmbito do programa ERASMUS+ teve início em setembro de 2016 e o seu término está previsto para agosto de 2018.

Ver Fotos
 
ADRIMAG participa no 1º período de Formação do Projeto TELI2 Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 18 Outubro 2017 17:33

Realizou-se de 09 a 13 de outubro de 2017, em Midleton, Irlanda, o primeiro período de formação, no âmbito do Projeto TELI2 – Trasnational Education in Leader Implementation2, um projeto no âmbito do programa ERASMUS+, do qual a ADRIMAG é parceira. Esta formação é parte integrante da unidade curricular que está a ser desenhada pelo LIT – Limerick Institute of Tecnhology, da Irlanda, e pela Universidade de Liubliana, da Eslovénia, no âmbito do desenvolvimento rural e inspirada na abordagem LEADER. Esta formação prática contemplou aulas em contexto de sala e aulas práticas através de visitas a projetos apoiados pelo Grupo de Ação Local SECAD – em Cork, Irlanda.

O próximo período de formação será em Portugal, em fevereiro de 2018, durante o qual o grupo terá oportunidade de conhecer alguns dos projetos apoiados pela ADRIMAG, no âmbito do programa LEADER.

Ver Fotos
 
ADRIMAG encerra projeto APRENDER+ | ERASMUS+ Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 10 Julho 2017 13:45

Encerrou em 31 de maio de 2017 o projeto “APRENDER+”, desenvolvido pela ADRIMAG, no âmbito da Ação Chave 1 – Educação de Adultos, do Programa ERASMUS+.

Este projeto visou a aquisição e desenvolvimento de competências de alguns elementos da equipa técnica da ADRIMAG, através da realização de mobilidades para fins de aprendizagem.

A ADRIMAG realizou 8 mobilidades, em três grandes áreas: Gestão de projetos, Área social, e Educação e Formação de Adultos. Relativamente à Gestão de Projetos, 4 técnicos frequentaram um curso intensivo de Inglês, em Londres, o qual permitiu a aquisição/aperfeiçoamento de conhecimentos na língua inglesa. Na área social, duas técnicas dos CLDS frequentaram o curso estruturado “Cultivating the Enterpreneurial mindset in Education”, em Barcelona, que permitiu adquirir competências na área do empreendedorismo. No desenvolvimento das suas ações, a formação teve impacto na medida em que o público-alvo das suas atividades teve oportunidade de experimentar as dinâmicas e as metodologias apreendidas neste curso. As mobilidades contemplaram também 2 técnicas que desempenham funções na área Educação e Formação de Adultos, nomeadamente no Centro Qualifica da ADRIMAG. Estas técnicas participaram no curso estruturado “Applying Non-Formal Education at Schools and Adult Organizations”, permitindo a aquisição e desenvolvimento de competências na área da Educação Não-formal, as quais resultaram na criação de instrumentos que auxiliam a mobilização dos conhecimentos dos candidatos nas diferentes etapas de intervenção do Centro Qualifica.

Este projeto, assente no plano de desenvolvimento europeu da entidade, favoreceu, também, o   intercâmbio cultural, contribuiu para uma maior consciencialização da identidade europeia, e promoveu o desenvolvimento de competências culturais e linguísticas.

O projeto teve início a 01 de junho de 2015 e término a 31 de maio de 2017.

Ver Fotos
 
ADRIMAG apresenta os resultados do projeto “Partnership for Geoeducation” Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 01 Setembro 2016 16:30

No dia 17 de julho de 2016, realizou-se a apresentação do projeto de cooperação Partnership for Goeeducation (Parceria para a Geoeducação), integrada no 8º Fórum Permanente de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas®.

Este projeto de cooperação resultou de uma parceria constituída por Grupos de Ação Local (GAL) de quatro países: Portugal – ADRIMAG; Islândia - Háskólafélag Suðurlands; Croácia - Barun Trenk; e Polónia - Stowarzyszenie Kaczawskie. Este projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma metodologia em geoeducação, apresentada neste fórum, tendo em consideração os diferentes contextos geográficos e culturais dos países envolvidos; a sensibilização para a preservação e valorização do património geológico e natural e o desenvolvimento de atividades geoeducacionais de caráter não-formal. José Manuel Carvalho, Vereador da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Tesoureiro da Direção da ADRIMAG, partilhou com os presentes as mais-valias da sua participação nesta ação de cooperação internacional.

Neste fórum estiveram representados os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, tendo marcado presença neste encontro um número significativo de agentes no setor turístico e da educação, bem como representante da CCDR-C, representantes dos municípios, de associações de defesa do ambiente, de associações culturais e recreativas, da comunicação social, entre outros.

Este projeto desenvolveu-se no âmbito do Programa ERASMUS+ e teve o seu término a 31 de agosto de 2016.

O produto final do projeto, Geo-Education Methodology, pode ser consultado/impresso aqui:

[EN] English: Web | Printable

[PT] Português: Web | Impressão

 

Ver FOTOS
 
Formação em Geoeducação na Polónia Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 29 Junho 2016 15:58

Decorreu de 06 a 12 de junho o último período de formação em geoeducação no âmbito do Projeto “Partnership for Geoeducation”, ao abrigo do programa europeu, ERASMUS+, do qual a ADRIMAG é parceira.

Esta formação teve lugar na região da Baixa Silésia, na Polónia, no território conhecido como “The Land of the Extint Volcanoes”. Do programa constaram visitas ao território, com paragem nos locais de interesse geológico, a instituições que promovem a geoeducação e, também, a realização de uma conferência subordinada ao tema “Educação ambiental”. Nesta conferência participaram várias entidades de diferentes países europeus, como a Islândia, Polónia, Croácia e Portugal, cujos contributos permitiram a reflexão e discussão sobre o papel da educação na defesa e preservação do ambiente. Portugal fez-se representar pela Daniela Rocha, Técnica de Geologia na AGA – Associação Geoparque Arouca, parceira da ADRIMAG neste projeto.

Nestas atividades de formação, ao longo de dois anos, participaram técnicos representantes dos municípios que compõem o território Montanhas Mágicas, cujo conhecimento e contacto com as boas práticas permitirá o desenvolvimento de uma estratégia conjunta e integrada do território, na qual a vertente geoeducacional ocupa, também, um lugar.

Ver FOTOS
 


Pág. 3 de 4

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.

Montanhas Mágicas 2020