ADRIMAG

Temos 43 visitantes em linha
Entrada ERASMUS+
Projeto “Partnership for Geoeducation” da ADRIMAG na Croácia PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Quinta, 19 Maio 2016 09:33

No âmbito do Projeto ERASMUS+ “Partnership for Geoeducation”, do qual a ADRIMAG é parceira, realizou-se nos passado mês de março e maio, a 4ª reunião de projeto e 3º período de formação, respetivamente, no Parque Natural/Geopark Papuk, na Croácia.

A reunião de projeto teve como objetivo reunir os especialistas das entidades parceiras, com vista a ultimar a metodologia em geoeducação, com base na experiência dos geoparques que integram cada território, e que vem sendo desenvolvida ao longo do último ano. Os resultados do projeto, nos quais se insere esta metodologia, serão apresentados no próximo mês de junho, na Polónia, durante a realização da conferência internacional.

O período de formação destinou-se a técnicos dos municípios que compõem o território Montanhas Mágicas, os quais tiveram oportunidade de contactar com o trabalho desenvolvido pelo Geopark Papuk no âmbito da geoeducação, e, intrinsecamente, adquirir know-how e competências que facilitarão o desenvolvimento desta vertente educacional no território que representam.

Este projeto, ao abrigo do programa ERASMUS+, é desenvolvido em parceria com entidades com atuação no desenvolvimento local, provenientes de Portugal, Croácia, Islândia e Polónia.

Ver FOTOS
 
3ª reunião internacional do Projeto “Partnership for Geoeducation” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Sábado, 05 Dezembro 2015 18:05

A ADRIMAG acolheu a 3ª reunião internacional do projeto “Partnership for Geoeducation”, de 25 a 28 de novembro de 2015.

Cerca de 20 especialistas nas áreas das ciências (geologia, geografia, biologia) e da educação reuniram em Arouca para dar continuidade ao projeto, apresentar as boas práticas em geoeducação aplicadas nos próprios territórios e contribuir para o resultado final do projeto que visa a criação/desenvolvimento de uma metodologia em geoeducação comum às entidades parceiras que compõem este projeto. Todos os parceiros deste projeto são GAL – Grupos de Ação Local que mantêm uma relação próxima com os geoparques associado ao território, pelo que o projeto contou também com a presença de técnicos dos geoparques representativos de cada território. Os parceiros deste projeto incluem instituições regionais e geoparques dos seguintes países: Islândia (Katla Geopark), Croácia (Papuk Geopark), Portugal (Arouca Geopark) e Polónia.

Ler mais e ver fotos...
 
ADRIMAG no Katla Geopark, Islândia - Formação em Geoeducação PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Terça, 20 Outubro 2015 15:11

Decorreu de 6 a 12 de outubro, na Islândia, o segundo período de formação em Geoeducação no âmbito do projeto “Partnership for Geoeducation”. Neste sentido, a ADRIMAG levou 8 participantes, entre os quais técnicos dos municípios que compõem a zona de intervenção da ADRIMAG, com funções nas áreas da educação e da preservação do património, até ao país do fogo e gelo, com o objetivo de conhecer e contactar com boas práticas e metodologias geoeducacionais implementadas no território do Katla Geopark. Geoparque desde 2011, este possui um dos mais notáveis patrimónios naturais e geológicos do mundo, pelo que a incursão pelo trabalho desenvolvido no terreno, no âmbito da geoeducação, revelou ser uma mais-valia para os técnicos, que desta forma puderam informar-se e formar-se no âmbito desta temática.

Do programa da formação constaram workshops sobre geoeducação, liderados por técnicos do Parque Nacional Vatnajökull e do Katla Geopark, visitas de campo, visitas aos centros interpretativos e de apoio aos geossítios e a algumas iniciativas locais e privadas, nomeadamente ao centro de interpretação do vulcão Eyjafjallajökull.

“Partnership for Geoeducation” é um projeto de cooperação europeu, desenvolvido ao abrigo do programa ERASMUS+, Ação-Chave 2 – Parcerias Estratégicas. Os países parceiros que integram este projeto são a Croácia, Polónia, Islândia e Portugal.

VER FOTOS
 
ADRIMAG na Islândia – Projeto “Partnership for Geoeducation” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Quarta, 15 Julho 2015 09:36

Decorreu na Islândia, de 25 a 28 de junho, a segunda reunião internacional do projeto “Partnership for Geoeducation”. Este projeto, ao abrigo do programa ERASMUS+ e do qual a ADRIMAG participa enquanto parceira, visa o desenvolvimento de uma metodologia geoeducacional com base nas metodologias já implementadas nos geoparques e noutros territórios com interesse geológico dos países parceiros: Croácia, Portugal, Islândia e Polónia.

No coração do Katla Geopark, na Islândia, a equipa de trabalho da ADRIMAG que acompanha o projeto, e que desta vez contou com a presença do presidente da ADRIMAG e da Câmara Municipal de Arouca, Artur Neves, e José Pinheiro, vice-presidente da ADRIMAG e presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, teve oportunidade de conhecer os principais geossítios do Katla Geopark e contactar com casos de boas práticas, no âmbito da geoeducação, implementadas no território.

A próxima reunião de projeto realizar-se-á em Portugal, em Arouca, no próximo mês de novembro de 2015. Este projeto tem a duração de dois anos, com término previsto para agosto de 2017.

VER FOTOS
 
Primeira reunião internacional do projeto “Partnership for Geoeducation” PDF Enviar por E-mail
Notícias - Erasmus+
Quarta, 01 Abril 2015 15:11

De 19 a 24 de março realizou-se em Dobków, na região da Baixa Silésia, Polónia, a primeira reunião internacional no âmbito do projeto “Partnership for Geoeducation” ao abrigo do programa Erasmus+, do qual a ADRIMAG faz parte na qualidade de parceiro.

Este projeto visa a definição de uma metodologia de geoeducação a replicar na região de Dobków, mais conhecida por “The Land of the Extinct Volcanoes”, associada ao património geológico relacionado com atividade vulcânica passada, com base em boas práticas implementadas noutros geoparques, nomeadamente o Arouca Geopark, dada a sua vasta experiência no desenho e implementação de programas e projetos educativos, nos contextos formal, não formal e informal. Neste projeto participam mais 2 parceiros, Katla Geopark da Islândia e Papuk Geopark da Croácia, pelo que o contacto com o trabalho desenvolvido no âmbito da geoeducação em cada um destes geoparques permitirá um enriquecimento mútuo e uma aprendizagem que se pretende profícua e frutífera.

Este projeto revela-se extremamente importante numa altura em que se equaciona o alargamento do Arouca Geopark ao território das Montanhas Mágicas, conforme recomendação da Rede Europeia e Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO, pelo que o contacto com boas práticas de outros geoparques, nas mesmas circunstâncias, revela-se uma mais-valia para o desenvolvimento e concretização dessa mesma intenção.

Ver fotos...
 


Pág. 4 de 4

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.