ADRIMAG

Temos 104 visitantes em linha
Entrada
“Montanhas Mágicas, uma Estratégia para o Turismo Sustentável” Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 19 Dezembro 2012 17:20

No âmbito do projeto da Gestão e Dinamização da Parceria PROVERE (QREN/ON2) - “Montemuro, Arada e Gralheira”, realizou-se no dia 17 de dezembro de 2012, no auditório da Escola Secundária de Arouca, um Workshop promovido pela ADRIMAG denominado de “Montanhas Mágicas, uma Estratégia para o Turismo Sustentável”.

Ao longo da sessão de trabalho foram discutidas estratégias de desenvolvimento local, assentes num turismo responsável e sustentável, para um território com áreas protegidas e/ou classificadas, como é o caso das serras de Montemuro, Arada e Gralheira - “Montanhas Mágicas” e o Geoparque integrado nas Redes Europeia e Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCOArouca Geopark.

No primeiro painel foram exploradas oportunidades ligadas ao setor do turismo, com grande enfoque para o turismo de natureza, como produto turístico estratégico do Norte de Portugal. Carlos Ferreira, em representação do Turismo do Porto e Norte, explorou o setor do turismo no âmbito da natureza, do geoturismo e sustentabilidade. Por sua vez, Paulo CastroPonto Natura, apresentou o programa de ação que traduzirá a candidatura à “Carta Europeia de Turismo Sustentável”.

No segundo painel, destacaram-se a partilha de boas práticas de entidades com experiência consolidada no âmbito do turismo sustentável e com galardão reconhecido pela Federação Europarc como territórios com Carta Europeia de Turismo Sustentável aprovada. Andre Berger, representante do Parque Natural Regional do Luberon (França) e Sónia Almeida, representante da ADERE Peneda Gerês, deixaram alguns pontos de reflexão em torno da implementação de estratégias de desenvolvimento turístico sustentável.

De referir, ainda, que participaram nesta sessão de trabalho todo um conjunto de atores locais públicos e privados ligados ao desenvolvimento turístico.

Disponibilizamos, para consulta, as apresentações dos oradores que dinamizaram os dois painéis do Workshop.

Carlos Ferreira Paulo Castro André Berger Sónia Almeida

 

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.

Montanhas Mágicas 2020