ADRIMAG

Temos 85 visitantes em linha
Entrada Projectos de Cooperação 2.ª conferência do projeto ICCER
2.ª conferência do projeto ICCER PDF Enviar por E-mail
Notícias - Projectos de Cooperação
Segunda, 28 Maio 2012 16:20

No dia 18 de Maio de 2012 decorreu na Biblioteca Municipal de Arouca a 2ª Conferência do projeto ICCER - Indústrias Culturais e Criativas em Espaço Rural, subordinada ao tema «Estruturas de Apoio à Cultura e à Criatividade/Empreendedorismo Criativo».

Este projeto enquadra-se no Programa para a Rede Rural Nacional (PRRN), e parte de uma parceria constituída por nove associações de desenvolvimento local da Região Norte de Portugal, entre as quais a Adriminho, Adril, Atahca, SoldoAve, Adersousa, Dolmen, Adrimag, Adritem e Probasto, que submeteram uma candidatura denominada «ICCER- », na Área de Intervenção 1 – Capitalização de Experiência e de Conhecimento. Trata-se de uma iniciativa comunitária promovida pelo Ministério Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e cofinanciada pelo FEADER.

 

Com este projeto pretende-se sensibilizar os agentes de desenvolvimento para a nova realidade de empreendedorismo cultural e criativo em espaços rurais, produzir informação e conhecimento dotando-os de instrumentos para estímulo e dinamização das economias locais.

É no contexto da sua execução que, entre outras atividades, decorrerão quatro conferências a realizar no corrente ano com o objectivo de proporcionar uma reflexão conjunta e participada em torno do tema das Indústrias Culturais e Criativas em Espaço Rural.

Após a realização da 1ª Conferência que versou a realidade dos «Empresários Criativos», a ADRIMAG realizou no passado dia 18 de Maio no Convento de Arouca, a 2ª Conferência subordinada ao tema «Estruturas de Apoio à Cultura e à Criatividade/Empreendedorismo Criativo».

Nesta Conferência foram apresentados alguns projetos e iniciativas da economia cultural, tais como a Fundação Eça de Queiroz, o Teatro de Montemuro, a Rota do Românico e as Comédias do Minho, e todos os participantes foram presenteados com uma degustação de doces conventuais na cozinha do Convento acompanhada de uma exibição do Teatro de Montemuro.

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.