ADRIMAG

Temos 45 visitantes em linha
Entrada CRER Comissão Europeia reconhece projecto da ADRIMAG como Boa Prática
Comissão Europeia reconhece projecto da ADRIMAG como Boa Prática PDF Enviar por E-mail
Notícias - CRER
Terça, 08 Novembro 2011 15:21

"Think Small First" é o princípio que visa melhorar a abordagem política global do empreendedorismo e promover o crescimento das PME. O "Small Business Act" (SBA) para a Europa, criado em 2008, pretende a implementação sustentável deste princípio na definição de novas políticas. Em Portugal, a implementação e execução do “Small Business Act” iniciou com a criação e manutenção de uma Base de Dados de Boas Práticas.

O projeto “CRER – Criação de Empresas em Espaço Rural”, foi submetido à consideração da Comissão Europeia, no sentido de poder integrar a referida Base de Dados, tendo surgido, esta semana, o reconhecimento deste projeto enquanto Boa Prática enquadrada no SBA. A listagem de 15 Boas práticas nacionais na qual consta o projeto CRER pode ser consultada aqui.

 O projeto CRER surgiu da necessidade de estimular o empreendedorismo, prestar apoio à criação de empresas e facilitar o acesso a financiamento, aos empreendedores do território de intervenção da ADRIMAG. Neste sentido, baseada na metodologia das Couveuses de França, foi criada em 2006, a Metodologia CRER de Apoio à Criação de Empresas e ao Empreendedorismo, que abrange 3 vertentes distintas:

  1. Informação e Sensibilização para o Empreendedorismo e Criação de Empresas;
  2. Maturação e Finalização de Projectos de Criação de Empresas;
  3. Teste e Experimentação de Ideias de Negócio.

Para o desenvolvimento da 3ª vertente desta metodologia, a ADRIMAG criou a Associação CRER, com o objetivo de tornar possível o teste e a experimentação de negócios sem que o empreendedor tenha necessidade de constituir uma empresa. Contudo, e apesar de vários esforços, não foi ainda criado o enquadramento legal necessário para ser executada esta vertente da metodologia.

É notório o contributo da Metodologia CRER ao nível do empreendedorismo no território de intervenção da ADRIMAG. Desde 2006, foram efetuados Check-Ups de Negócio com 87 empreendedores. Mais de 30% destes empreendedores foram acompanhados na elaboração do Plano de Negócios dos seus projectos, o que originou a criação de 9 empresas que empregam, em média, 2 pessoas. A metodologia contribui também para uma taxa de sucesso mais elevada das empresas criadas, uma vez que induz o empreendedor a tomar consciência da importância de um Plano de Negócios com indicadores realistas.

Foi ainda constituída uma Rede, que tem por finalidade assegurar a divulgação e a disseminação da Metodologia CRER a entidades que tenham como objectivo o estímulo do empreendedorismo, numa lógica de rede de cooperação inter-institucional. A Rede CRER conta já com 8 parceiros nacionais que incorporaram e aplicam a Metodologia CRER.

O Projeto e a Metodologia CRER continuam a ser uma boa prática requerida por vários parceiros internacionais como exemplo base na definição de projetos e metodologias de apoio ao empreendedorismo.

Ao longo de 2011, foram vários os grupos de parceiros internacionais a visitar a ADRIMAG e a tomarem conhecimento dos sucessos e dificuldades já ultrapassadas por este projeto. Recentemente, no âmbito do programa Leonardo da Vinci - Transferência de Inovação, um grupo de 10 parceiros húngaros visitou a ADRIMAG e algumas instituições da zona Norte. Este grupo de representantes do projeto Start-Up Model pretendia obter mais conhecimentos do CRER como exemplo na implementação de uma Metodologia semelhante na Hungria. Este encontro permitiu aos parceiros húngaros ficarem a conhecer um pouco mais sobre os programas/ acções disponibilizados pela ADRIMAG, ao nível do incentivo à criação de empresas e empreendedorismo, e as regras a que está sujeita a actividade empresarial e os empreendedores portugueses.

A distinção do CRER pela Comissão Europeia vem, mais uma vez, dar visibilidade e reconhecer a importância deste projeto a nível nacional e europeu, um ano após ter recebido uma menção honrosa nos European Enterprise Awards 2010, na categoria “Iniciativa Empresarial responsável e inclusiva”.

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.