ADRIMAG

Temos 36 visitantes em linha
Entrada CRER CRER recebeu uma menção honrosa nos European Enterprise Awards 2010
CRER recebeu uma menção honrosa nos European Enterprise Awards 2010 PDF Enviar por E-mail
Notícias - CRER
Sexta, 19 Fevereiro 2010 17:35

O CRER, rede promovida pela ADRIMAG, em parceria com a ADC Moura, CRIA - Centro Regional para a Inovação do Algarve (Universidade do Algarve), Escola Profissional de Alte, AEVA - Escola Profissional de Aveiro, Câmara Municipal de Alvito e Câmara Municipal de Moura, entidades membros da rede CRER, recebeu uma menção honrosa nos European Enterprise Awards 2010, na categoria “Iniciativa Empresarial responsável e inclusiva”. Estes prémios são promovidos pela Comissão Europeia, com o objectivo de incentivar a iniciativa empresarial nas diversas regiões da Europa e pretendem ser um tributo às boas práticas que, em diversas áreas, contribuam para criar um clima favorável ao desenvolvimento sustentado das economias.


A cerimónia pública de entrega dos prémios aos vencedores da fase nacional dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial foi realizada a 10 de Fevereiro e teve lugar no Centro Cultural de Belém. Uma sessão, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina.

O projecto CRER - Criação de Empresas em Espaço Rural foi um projecto desenvolvido com o apoio e financiamento da Iniciativa Comunitária EQUAL e por uma parceria de desenvolvimento (PD) composta por diversas entidades, públicas e privadas, nomeadamente, AECA – Associação Empresarial do Concelho de Arouca, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, Centro Novas Oportunidades – Sever do Vouga, Desafios, Desporto e Aventura Lda.- Empresa de Formação e Actividades Outdoor, FORESP – Escola Tecnológica de Vale de Cambra, SEMA – Associação Empresarial, Universidade de Aveiro/DEGEI – Departamento de Economia, Gestão e Inovação Industrial.

O projecto surgiu da necessidade de existir, na região de intervenção da ADRIMAG, uma entidade que pudesse estimular o empreendedorismo, prestar apoio à criação de empresas e facilitar o acesso a financiamento, dado que é uma região rural com grandes dificuldades em termos de acessibilidade e com elevado número de desempregados, nomeadamente jovens e mulheres.


Com o projecto CRER, surgiu a metodologia CRER - metodologia integrada de apoio ao empreendedor com três vertentes distintas:

  • Uma vertente de informação e sensibilização para o empreendedorismo e criação de empresas
  • Uma vertente para maturação e finalização de um projecto de criação de empresas – Plano de Negócios, consubstanciada no apoio à preparação e elaboração de um plano de negócios
  • Uma vertente para teste e experimentação de ideias de negócio, concretizada no apoio ao teste de uma ideia de negócio, sem que o empreendedor tenha necessidade de constituir uma empresa

A metodologia do CRER foi totalmente incorporada pela ADRIMAG que continua a apoiar empreendedores, de forma a ajudá-los na elaboração do plano de negócios, estudo de viabilidade e pesquisa e obtenção de financiamento para o arranque do negócio.  Para além disso, a metodologia CRER foi disseminada com o apoio da Acção 3 da Iniciativa Comunitária EQUAL, para 6 entidades: ADCMoura - Associação de Desenvolvimento do Concelho de Moura, Câmara Municipal de Moura, AEVA|EPA – Associação para a Educação e Valorização dos recursos Humanos do Distrito de Aveiro|Escola Profissional de Aveiro, Universidade do Algarve – CRIA|Centro de Regional de Inovação do Algarve, Escola Profissional de Alte e Câmara Municipal de Alvito.

De forma a facilitar a incorporação da estrutura CRER e/ou metodologia e instrumentos CRER, foi constituída uma rede, com participação de todos os incorporadores da metodologia, cujo objectivo é assegurar a divulgação e disseminação do CRER (metodologia/instrumentos e estrutura) a entidades que visem objectivos idênticos aos do CRER, de forma organizada, com uma imagem corporativa única e actuando numa lógica de rede de cooperação interinstitucional.


A disseminação da metodologia e instrumentos CRER foi efectuada com o apoio da Acção 3 da Iniciativa Comunitária EQUAL. As actividades de disseminação tiveram por base o produto desenvolvido no âmbito do projecto denominado CRER|Guia metodológico para criação e apropriação| e uma metodologia de disseminação orientada para a transferibilidade das competências mobilizadas para o apoio aos empreendedores, assegurada não apenas num mecanismo de formação “em sala” mas, sobretudo, em contacto directo com os processos de formação personalizada e individualizada. Assim, aliados à oferta formativa, foram asseguradas visitas de acompanhamento complementares junto das entidades com evidente experiência da metodologia.


Em termos futuros o que se pretende fazer é dar continuidade ao CRER através da rede CRER. Estão a ser desenvolvidos projectos apoiados pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, nomeadamente Leonardo da Vinci Parcerias e GRUNDTVIG Parcerias, na área da criação de empresas e empreendedorismo, que visam a melhoria de competências dos técnicos de acompanhamento, através da participação em reuniões de trabalho e formação dos técnicos que efectuam o acompanhamento à criação de empresas, usando a metodologia CRER. Pretende-se com a Rede CRER, proporcionar novos oportunidades de aprendizagem, quer aos técnicos, quer aos empreendedores e melhorar continuamente os serviços prestados aos empreendedores.


Está ainda em curso o programa Erasmus Jovens Empreendedores que vai permitir  aos novos empreendedores trabalhar, por um período máximo de 6 meses, junto de um empreendedor experiente, inseridos na sua PME, noutro país da União Europeia.
Para mais informações sobre a lista de projectos vencedores por categoria consultar o site da IAPMEI aqui ou a lista por categoria aqui.

 

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.