ADRIMAG

Temos 82 visitantes em linha
Entrada
Âmbito Geral


Concurso Escolar «A ÁGUA QUE NOS UNE - É O SOLO QUE SUSTENTA A VIDA» Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 05 Dezembro 2014 17:31

«A água que nos une» é o tema proposto para a edição 2014/2015 do concurso escolar, com enfoque especial na subtemática «É o solo que sustenta a vida», que pretende alertar para a importância deste recurso que é fundamental para a existência e sobrevivência dos seres vivos no planeta.

Este ano, o concurso escolar é aberto a todos os alunos e professores dos estabelecimentos de ensino público e privado da Área Metropolitana do Porto e do território Montanhas Mágicas®, (jardins de infância, escolas do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico, escolas do ensino secundário e escolas profissionais). Ficam, assim, abrangidos os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa do Varzim, Sta. Maria da Feira, Santo Tirso, S. João da Madeira, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento de uma ficha de candidatura, devidamente preenchida, disponível nas páginas web da AGA – www.geoparquearouca.com; do Município de Arouca – www.cm-arouca.pt; da ADRIMAG – www.adrimag.com.pt e do IGCP – www.igcp.org.pt. As referidas fichas de inscrição devem ser enviadas, até ao dia 30 de janeiro de 2015, para a sede da AGA, via email para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar , ou correio postal para a seguinte morada: Rua Alfredo Vaz, apartado 20 - 4540-118 Arouca.

Contribuir para o desenvolvimento de uma educação para o desenvolvimento sustentável é um dos objetivos centrais deste concurso escolar que é promovido pela AGA – Associação Geoparque Arouca, em parceria com o Município de Arouca, ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO (IGCP). Uma vez mais, esta iniciativa insere-se no Programa GEA – Terra Mãe, no âmbito das celebrações das Nações Unidas, dinamizadas pela UNESCO, para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), Década da Biodiversidade (2011-2020), Década Internacional para Ação «Água, Fonte de Vida» (2005-2015) e Ano Internacional dos Solos (2015). (VER CARTAZ)

DESCARREGAR:

 
Rede Local para a Qualificação Entre Douro e Vouga Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 21 Novembro 2014 12:28

No passado dia 11 de novembro, a ADRIMAG promoveu uma reunião de trabalho no âmbito da implementação da Rede Local para a Qualificação Entre Douro e Vouga (Rede EDV). Nesta reunião, estiveram presentes várias entidades representativas dos sistemas de educação, de formação, do setor empresarial e autarquias.

Ao longo deste momento de trabalho em rede foram debatidos vários constrangimentos do estado atual da qualificação da região entre Douro e Vouga, concluindo-se que a Rede EDV terá um papel fundamental na resolução dos mesmos, através de um trabalho de articulação entre os vários membros.

Ver fotos...
 
ADRIMAG representa Montanhas Mágicas® na Feira das Colheitas em Arouca Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 16 Outubro 2014 13:53

Integrada no certame anual mais esperado do panorama cultural de Arouca, a ADRIMAG esteve presente na edição de 2014 da Feira das Colheitas, em Arouca, em representação do território Montanhas Mágicas®.

Localizado na Av.25 de abril, muitos foram os que se deslocaram ao stand criado para o efeito, em parceria com o Geoparque Arouca, para saber mais sobre este território, cuja promoção turística se encontra em crescente expansão.

Nesta feira foi dado especial destaque à Rota da Água e da Pedra. A Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas® é uma rota turística, destinada a promover a visita a alguns dos melhores locais de interesse natural e cultural do território, ligados à temática da água e da pedra: rios, cascatas, poços, lagoas, levadas, albufeiras, turfeiras, geossítios (sítios de interesse geológico), moinhos de água, pontes, gravuras rupestres de arte atlântica, entre outros. A rota encontra-se em fase de preparação e possuirá sinalética direcional e painéis de interpretação nos respetivos locais, bem como um guia que orientará o visitante no decorrer do seu passeio.

VER FOTOS

 
Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, visitou municípios das Montanhas Mágicas® Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 16 Julho 2014 16:16

Nos dias 4 e 5 de julho de 2014 o Primeiro-Ministro português, Pedro Passos Coelho, esteve de visita a Castelo de Paiva, Cinfães e Arouca, três dos sete municípios que integram o território das Montanhas Mágicas – serras da Freita, Arada e Montemuro.

No dia 4 de julho, em Castelo de Paiva, o Primeiro-Ministro, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, inaugurou a 17ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, salientando a sua satisfação em “inaugurar um certame de grande prestígio nacional”. O vinho verde é um dos produtos estratégicos do município constituindo uma área de negócio em franco desenvolvimento. Banhado a norte pelo rio Douro e atravessado a Este, pelo rio Paiva, o município reúne condições geográficas únicas para a produção vitícola, possuindo inúmeras quintas que produzem vinhos de excelente qualidade, distinguidos com importantes prémios nacionais e internacionais. Algumas destas quintas desenvolvem atividades enoturísticas, disponibilizando salas de provas, atividades associadas às vindimas, workshops, percursos pedestres e visitas guiadas.

Clique para ler mais e ver as fotos...
 
Concurso “ Jovem Empreendedor Búzio 2014” Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 08 Maio 2014 15:06

Inseridas nas Jornadas de Empreendedorismo promovidas pelo Agrupamento de Escolas do Búzio, realizou-se pela segunda vez o concurso “Jovem Empreendedor Búzio”. Esta foi a segunda participação da ADRIMAG na organização deste concurso que visou premiar a melhor ideia de negócio e, essencialmente, sensibilizar os alunos/jovens para a importância das competências empreendedoras.

Da avaliação de 32 candidaturas apresentadas por 81 alunos do ensino secundário, onze projetos passaram à final, os quais se destacaram pela sua viabilidade, criatividade e aproximação ao contexto local, na definição de novos produtos e/ou serviços. É importante sublinhar o crescendo de candidaturas que se verificou já que no ano letivo de 2012/2013 apenas se registaram 6 candidaturas.

As equipas vencedoras foram:

1º Lugar: “ As Contabilistas” – Comercialização de produtos regionais – Refúgio de Sabores
2º Lugar: “Inês&Mariana” – Transformação de Resíduos Florestais em Adubo biológico
3º Lugar: “Trio Empreendedor” – Parque de Campismo na Serra da Freita
Um 4º prémio foi atribuído ao grupo “ As Polinizadoras” pela melhor apresentação de projeto.

Clique para ler mais e ver as fotos...
 


Pág. 8 de 21

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.

Montanhas Mágicas 2020