ADRIMAG

Temos 41 visitantes em linha
Entrada
Projectos de Cooperação


Projeto CSI – Centers of Social Innovation Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 27 Maio 2014 15:20

No âmbito do projeto CSI – Centers of Social Innovation, a ADRIMAG recebeu na semana de 19 a 23 de maio um grupo de técnicos e representantes de organizações de âmbito social e grupos de ação local (GAL) provenientes da República Checa. Esta visita de estudo teve como principal objetivo contactar com casos de boas práticas de inovação social existentes no território de intervenção da ADRIMAG e a eventual transferência de metodologias e know-How para a República Checa, com vista à criação de Centros de Inovação Social no país.

A ADRIMAG, enquanto parceira da CCO – Center for Community Organizing Moravian – Região da Silésia, contribui significativamente para o desenho dos serviços a prestar, o desenvolvimento de metodologias e a adoção de estratégias através do contacto com instituições referenciadas do ponto de vista de inovação social, com vista à adaptação e transferência de saberes e competências. De referir a impressão extremamente positiva que os parceiros checos ficaram após a visita a algumas entidades, destacando-se: AroucaInclui, AICIA, Família Feliz, ASSR Nespereira, Ervital, Capuchinhas de Montemuro, Arouca Geopark e Associação Montemuro.

Este projeto iniciou-se em junho de 2013 no qual a ADRIMAG atua como parceiro transnacional, assim como outros parceiros da Espanha, Reino Unido e Áustria, prevendo-se o seu término para novembro de 2014.

Ver fotos...
 
Missão Cumprida! Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 07 Maio 2014 10:00

No âmbito do projeto “Missão Hortofrutícola”, a ADRIMAG levou a cabo no passado dia 30 de abril, no edifício Vouga Park, em Sever do Vouga, a apresentação do Manual de Boas Práticas para a produção, promoção e comercialização da groselha e a apresentação do filme promocional do Mirtilo e da Groselha na região de Sever do Vouga.

Este manual pretende ser um instrumento de consulta, com informação credível e rigorosa, relativo à produção deste pequeno fruto junto dos produtores agrícolas, técnicos e empresas comerciais e de certificação. Cientes da importância de garantir a competitividade no mercado, consideramos fundamental estimular e promover a troca de conhecimentos e melhoria das competências na área da produção, promoção e comercialização de pequenos frutos, nomeadamente da groselha.

Como extensão a este propósito foi também apresentado o filme técnico promocional para a produção de groselha, direcionado aos produtores, o qual se encontra provido de informação técnica útil a todos aqueles que pretendem iniciar/melhorar a sua atividade no que diz respeito à produção deste pequeno fruto.

A cerimónia contou com a presença do presidente do município de Sever do Vouga, António Coutinho, do coordenador executivo da ADRIMAG, João Carlos Pinho, do presidente da MIRTILUSA, José Sousa e Cândida Freitas, engenheira agrónoma na MIRTILUSA, que presidiram à cerimónia, e de uma plateia repleta de produtores e entidades de relevo na área.

Importa referir que esta cerimónia assinalou também o encerramento deste projeto, desenvolvido no âmbito da “Cooperação LEADER para o Desenvolvimento” do SP3 PRODER e teve como parceiros a LEADER OESTE, a ADL e contou com o apoio da MIRTILUSA na elaboração dos conteúdos do manual e do filme técnico promocional.

Ver fotos...
 
E-ARTE do outro lado do Atlântico Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 07 Fevereiro 2014 14:59

O projeto E-ARTE atravessou o Atlântico e participou na edição de 2014 da FIART – Feira Internacional de Artesanato, em Natal, Brasil. Foi, também, durante este certame que decorreu a reunião de encerramento do projeto E-ARTE, durante a qual se debateram os resultados obtidos, muito positivos e profícuos.

Durante a FIART e integrado no stand Eco Green Life, decorreu a apresentação do Guia de Artesanato das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira e o Guia das Artes e Ofícios do Vale do Minho, assim como se procedeu à apresentação do portal de comercialização www.eartesanato.com.

Para além da ADRIMAG e ADRIMINHO, parceiros nacionais do projeto,  também a PRÓ-RAIA e a ADL estiveram presentes na FIART, as quais manifestaram interesse nos resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto E-ARTE.

Os novos rumos que o artesanato tomou com o projeto E-ARTE é, para a ADRIMAG e para a ADRIMINHO, motivo de grande satisfação, na medida em que contribuiu para o desenvolvimento do setor e de todos os que a ele estão ligados, nomeadamente os artesãos.

 
Encerramento da formação “Inovação nas Artes e Ofícios - Produtos Artesanais enquanto Embaixadores das Montanhas Mágicas” Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 16 Dezembro 2013 10:50

Decorreu no dia 02 de dezembro o encerramento da formação “Identidade e Inovação nas Artes e Ofícios - Produtos Artesanais enquanto Embaixadores das Montanhas Mágicas” com a presença do Presidente da Direção da ADRIMAG, Engº Artur Neves, o coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho, e a coordenadora da formação do CEARTE, Dra. Ana Cristina Mendes.

Esta formação, ministrada pelo Dr. João Amaral, visou encontrar novas formas de conceção, produção e promoção dos produtos de artesanato e identificar boas práticas de produção existentes no território das Montanhas Mágicas, a qual obteve um feedback muito positivo. Esta formação será replicada num futuro próximo, dado o sucesso obtido e a satisfação dos formandos participantes. A mesma será anunciada em data oportuna.

 
Formação em Produtos Artesanais enquanto Embaixadores das Montanhas Mágicas Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 24 Outubro 2013 10:35

No âmbito do projeto E-ARTE e da estratégia de qualificação do artesanato do território Montanhas Mágicas, encontra-se a decorrer desde o dia 21 de outubro de 2013, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local da ADRIMAG, a formação em Identidade e Inovação nas Artes e Ofícios - Produtos Artesanais enquanto Embaixadores das Montanhas Mágicas, uma iniciativa da ADRIMAG em parceria com o CEARTE – Centro de Formação do Artesanato, entidade que ministra a atual formação.

Este ciclo de formação complementa as atividades previstas no projeto E-ARTE, desenvolvido pela ADRIMAG, e visa encontrar novas formas de conceção, produção e promoção dos produtos de artesanato, identificar boas práticas de produção  e comercialização do artesanato inovador  e divulgar e promover os produtos  existentes no território Montanhas Mágicas junto dos mercados internacionais.

Esta formação destina-se aos artesãos no ativo e o seu término está previsto para 02 de dezembro de 2013.

VER FOLHETO

 


Pág. 2 de 7

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.

Montanhas Mágicas 2020