ADRIMAG

Temos 69 visitantes em linha
Entrada
Âmbito Geral


AROUCA É CAPITAL INTERNACIONAL DO GEOTURISMO Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 14 Outubro 2011 09:39

O Território «Arouca Geopark» classificado pela UNESCO é o cenário perfeito para acolher o Congresso Internacional de Geoturismo, que decorre, de 9 a 13 de Novembro, no Mosteiro de Arouca. É no interior deste, que é considerado como o maior monumento granítico em Portugal [e um verdadeiro «geomonumento»], que terá lugar este importante debate sobre o Geoturismo. 

 O Geoturismo é um segmento emergente do turismo de Natureza, que tem vindo a captar o interesse de um número cada vez maior de turistas e agentes turísticos. O geoturismo tem, assim, como público-alvo, pessoas mais exigentes e informadas, que procuram, acima de tudo, experimentar, aprender e desfrutar do património geológico, cultural e natural. 

 Durante cinco dias, especialistas internacionais nesta área emergente do turismo, que alia a vertente turística à envolvente paisagística/natural e científica, debatem o tema e estimulam o conhecimento da Geodiversidade, da Geoconservação e do desenvolvimento de novas sinergias, para o desenvolvimento de novos destinos turísticos e de novos produtos associados ao geoturismo. Jonathan B. Tourtellot, Editor sénior da National Geographic, e Nicholas Zouros, presidente da Rede Europeia de Geoparques, são dois dos oradores principais deste evento. 

 A um mês do Congresso é apresentada uma nova imagem e um programa que promovem uma dinâmica de envolvimento de um conjunto de parceiros do destino Porto e Norte de Portugal, entre os quais se encontram entidades públicas e privadas, num estreito e profícuo trabalho de parceria. Para além da apresentação de comunicações e posters, estão também previstas diversas saídas de campo, no Arouca Geopark e na região do Douro. 

 O prazo de inscrições para o Congresso Internacional de Geoturismo decorre até 20 de Outubro e as inscrições podem ser formalizadas aqui. 

A propósito desta iniciativa inovadora e ambiciosa, a vereadora da Câmara Municipal de Arouca e presidente da Associação Geoparque, Arouca, Margarida Belém, considera que «este evento configura-se como um marco na consolidação do geoturismo enquanto marca diferenciadora do Porto e Norte de Portugal». Sobre o facto de esta iniciativa decorrer num território de elevado interesse geológico, Margarida Belém destaca que «os territórios classificados como geoparques, pertencentes às redes europeias e global de geoparques, sob os auspícios da UNESCO, são destinos de excelência para o desenvolvimento do Geoturismo, aliando, turismo, ciência e conhecimento, proporcionando novas experiências e novas oportunidades, permitindo diversificar a oferta, combinando valores inerentes ao território».

2 circular

 
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local, da ADRIMAG foi inaugurado pela Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Profª Doutora Assunção Cristas Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 26 Setembro 2011 10:32

A chegada da Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e do Presidente da Câmara Municipal de Arouca, às instalações do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local, da ADRIMAG, marcou o início da cerimónia que era aguardada por cerca de uma centena de convidados.

A bênção das novas instalações por parte do Sr. Pe Vilar antecedeu a intervenção de Artur Neves, Presidente da Câmara Municipal de Arouca que fez um breve enquadramento do percurso da ADRIMAG, aludindo à comemoração do seu 20º aniversário, ao mérito dos associados fundadores e ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da região, por associados, direcção e equipa técnica. A sua intervenção incluiu ainda um aberto elogio aos responsáveis pela concepção e execução do projecto do novo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local: arquitecto António Guedes e Paiva Santos, Sociedade de Construções, Lda.

O ponto alto da cerimónia foi protagonizado pela Srª Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Profª Doutora Assunção Cristas que, além de congratular a ADRIMAG pelo serviço que tem vindo a prestar à região, desde a sua constituição, em 1991, realizou um breve apontamento sobre a actual situação do PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural do Continente - e concretamente sobre os projectos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do Sub-Programa 3 - Dinamização das Zonas Rurais/Abordagem LEADER. Registou o seu apreço pelas entidades locais, gestoras deste sub-programa, salientando a importância do mesmo no sentido do aproveitamento e valorização de recursos locais e do incremento da economia nacional. Referiu também o esforço que será feito pelo seu Ministério no sentido da desburocratização e simplificação dos processos de candidatura associados a este programa de apoio às zonas rurais.

De salientar a presença, nesta cerimónia, da responsável e Gestora do PRODER, a nível nacional, Drª Gabriela Ventura, que forneceu importantes informações e dados estatísticos relativamente à execução do PRODER.

A cerimónia de inauguração prosseguiu com um momento de homenagem aos associados fundadores ao qual se seguiu um bonito momento musical, que incluiu os “Parabéns à ADRIMAG”, oferecido por Isabel Silvestre, reconhecida Cantadeira de Manhouce, S. Pedro do Sul e amiga de longa data de muitos dos presentes. O encerramento da cerimónia foi marcado pela animação e pelo convívio entre todos.

 
Inauguração do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local, da ADRIMAG Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 16 Setembro 2011 17:21

Ministra da Agricultura inaugura Feira das Colheitas 2011 e preside à cerimónia de inauguração do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local, da ADRIMAG, em Arouca

A Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Profª Doutora Assunção Cristas, estará em Arouca no próximo dia 22 de Setembro, a convite do Município de Arouca e da ADRIMAG para inaugurar, respectivamente, a Feira das Colheitas 2011 e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local, da ADRIMAG.

No seguimento da inauguração do emblemático certame anual que é a Feira das Colheitas, Assunção Cristas deslocar-se-á à Zona Industrial de S. Domingos/Mata, para presidir a uma cerimónia que assinalará dois importantes acontecimentos: a inauguração do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local, edifício co-financiado pelo Sub-Programa 3 do PRODERPrograma de Desenvolvimento Rural do Continente, no âmbito da medida 3.5 – Funcionamento dos Grupos de Acção Local, Aquisição de Competências e Animação, e a celebração do 20º aniversário da associação. A cerimónia com início marcado para as 17h30m conta igualmente com a distinta presença da Gestora do PRODER, Gabriela Ventura.

Além das intervenções de Artur Neves, Gabriela Ventura e Assunção Cristas, a cerimónia contempla a bênção e visita às instalações, a homenagem aos associados fundadores e um convívio entre os presentes, com a simpática presença de Isabel Silvestre que cantará os “Parabéns” à ADRIMAG.

Esta cerimónia constitui um momento marcante da vida da associação que completou o seu 20º aniversário a 27 de Agosto de 2011. Uma existência pautada pelo trabalho em prol do desenvolvimento económico, social e cultural das comunidades locais, numa área geográfica que abrange sete municípios – Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido resulta da vontade e empenho dos seus associados públicos e privados, da Direcção constituída, há já vários anos, por cinco municípios, de uma alargada e habilitada equipa técnica, coordenada por João Carlos Pinho, e das entidades oficiais, tutelares dos programas co-financiadores que, ao longo de todos estes anos têm sido importantes parceiros neste peculiar projecto, que apesar de segmentado é global e integrado: promover o desenvolvimento nas serras de Montemuro, Arada e Gralheira, aos mais diversos níveis.

 
Inscrições abertas para o concurso "A Melhor Broa Caseira 2011" Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 22 Agosto 2011 10:51

Pelo segundo ano consecutivo, a broa caseira estará em destaque durante a Feira das Colheitas, através do concurso “A Melhor Broa Caseira 2011”.

Este concurso, organizado pela AGA – Associação Geoparque Arouca, Câmara Municipal e ADRIMAG através do projecto AroucaInclui, tem como objectivo primordial incentivar e promover a produção da broa tradicional, sensibilizando a população do território Arouca Geopark para a valorização dos recursos e produtos locais.

A população Arouquense interessada em participar neste concurso poderá consultar o regulamento junto das entidades organizadoras, nas suas sedes ou nas respectivas páginas da internet. As inscrições decorrem nas instalações do AroucaInclui, sito na (Alameda D. Domingos de Pinho Brandão), até ao dia 20 de Setembro.

A “Melhor Broa Caseira 2011” será conhecida no dia 23 de Setembro, pelas 16h00, na Cerca do Mosteiro de Arouca        

 
Já são conhecidos os Resultados do Concurso “Jovens Criativos ADRIMAG 2011” Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 21 Julho 2011 16:26

Foram recentemente apurados os resultados da 1ª edição do concurso “Jovens Criativos ADRIMAG 2011”.

Dirigido aos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, este concurso visava a apresentação de um trabalho por concorrente, numa das seguintes categorias: “Vídeo/filme publicitário” e “Anúncio de Imprensa”. O tema focava o turismo de natureza e/ou cultural nas Serras de Montemuro, Arada e Gralheira e tinha como grandes objectivos, por um lado promover o turismo na região e por outro envolver os jovens no reconhecimento da excelência do nosso património natural e cultural, revelando, em simultâneo, o seu potencial de criatividade.

O concurso teve um total de 25 inscrições sendo que foram apresentados 7 trabalhos: 5 na categoria de vídeo/filme publicitário e 2 na categoria de anúncio de imprensa.

Os vencedores do primeiro prémio de ambas as categorias ganham uma viagem de 3 dias a Londres para 2 pessoas (passagens aéreas e 2 noites de alojamento APA); os vencedores do segundo prémio de ambas as categorias ganham um I’PAD 2 de 16GB; e o vencedor do terceiro prémio, na categoria vídeo/filme publicitário ganha um fim-de-semana no Algarve (2 noites APA).

Aos trabalhos classificados em 4º e 5º lugares serão atribuídas “Menções Honrosas”. Os prémios serão atribuídos no dia 27 de Agosto de 2011, de acordo com hora e local a informar oportunamente.

[Resultados do Concurso]

Categoria de Vídeo/filme promocional:

  • 1º prémio - Trabalho V3 – “Montemuro, Arada e Gralheira”
    • Autor: Avelino de Almeida Vieira, Arouca;
  • 2º prémio - Trabalho V2 – “Descubra a Região de Montemuro, Arada e Gralheira com e em todos os sentidos”
    • Autora: Sónia Alexandra Lourenço Pereira, S. Pedro Sul;
  • 3º prémio - Trabalho V1 – “Através de Vales e Montanhas”
    • Autor: Ricardo Miguel Costa Paiva, Arouca.

Categoria de anúncio de imprensa:

  • 1º prémio - Trabalho A2 – “Montanhas de Escolhas”
    • Autor: José Carlos Gomes Brito, Arouca;
  • 2º prémio - Trabalho A1 – “Quinta da Rabaçosa”
    • Autora: Laurentina Maria Esteves Macedo, Castro Daire.

 

Clique para ver os TRABALHOS VENCEDORES
 


Pág. 13 de 21

Estamos em processo de adoção do novo acordo ortográfico.

Montanhas Mágicas 2020